«

»

set 04

Apple sem Steve


 

O mestre Jobs

Após a renúncia de Jobs, um pesado fardo esta sendo colocado nas costas do seu sucessor, Tim Cook, que deverá conduzir a empresa com a mesma garra do seu antecessor.

Missão difícil, mas não impossível para quem conviveu e aprendeu com o mestre, no entanto comandar a empresa mais valiosa do mundo, não é tarefa para amadores.

Falando do criador da Apple, alguns fatos e números são bem interessantes. Em seu nome, estão registradas 313 patentes concedidas à empresa.

Alguns detalhes sobre a marca são interessantes e devem ser relembrados, por exemplo, o nome Apple foi concebido numa visita que Jobs fez numa fazenda comunitária onde se cultivavam maçãs.

Macintosh tipo especial de maçã

Já o nome Macintosh é originário de um tipo de maçã, que ao longo do tempo foi reduzido para Mac.

Desta forma, o criador Steve é campeão absoluto em patentes concebidas, comparativamente com outros destaques no setor. Bill Gates da Microsoft possui apenas 9 patentes em seu nome, assim como a dupla Larry Page e Sergey Brin do Google que conseguiram cerca de uma dúzia de patentes.

A grande quantidade de patentes concebidas à Apple demonstram que o guru participou ativamente dos inventos, o que denota uma gestão participativa por parte de Jobs.

Uma terceira versão do iPad será lançada em breve, sendo que o iPhone 5 será colocado a venda em outubro, bom começo para Cook.

O discurso de Tim Cook enfatiza: “Steve construiu uma companhia e uma cultura que são diferentes, e vamos continuar fiéis a elas, está no nosso DNA. Vamos continuar a fabricar os melhores produtos do mundo, que encantam consumidores e fazem nossos funcionários incrivelmente orgulhosos do que realizam.”

Apple – gestão competente

Mesmo com uma postura autocrática perante seu time de colaboradores, e com fama de ser um chefe  autoritário com tendências diretas focadas numa Gestão Clássica, ele é sem dúvida nenhuma uma das maiores cabeças deste nosso mundo contemporâneo.

Mesmo com este perfil, Jobs tinha admiração de 95 % dos funcionários, fato que demonstra seu carisma calcado na sua postura pública somada as fantásticas criações da Apple.

Os perfis “Rock” e “Jazz” podem ser adicionados ao estilo Clássico “Jobiano” de gestão definindo-o como um Gestor Multifuncional, que por certo deixará uma enorme lacuna e saudades junto a sua legião de adoradores e seguidores.

“Você tem que encontrar o que você gosta. E isso é verdade tanto para o seu trabalho quanto para seus companheiros. Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida, e a única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é fazendo aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é fazendo o que você ama fazer. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se contente. Assim como com as coisas do coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer ótimo relacionamento, fica melhor e melhor com o passar dos anos. Então continue procurando e você vai encontrar. Não se contente.” Steve Jobs

Conteúdo preparado exclusivamente para o Projeto Tocando sua Empresa – Projeto de Inovação e Criatividade

www.vitaleweb.com.br

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>