«

»

ago 26

Principais características das gerações “C” (Criatividade) e “I” (Inovação)



 

 

Estou iniciando este artigo, com uma citação de um dos maiores nomes do Jazz mundial Charles Mingus:

“Tornar o simples em complicado é fácil, tornar o complicado em simples é criatividade”

Sem entrar na fundamentação sociológica, da qual não sou expert, e procurando focar nos assuntos Criatividade e Inovação sob a óptica empresarial, criei os conceitos de Geração C (Criatividade) e Geração I (Inovação).

O importante para o incentivo a processos de criação é que os indivíduos sejam curiosos e investigativos sendo conduzidos a buscar novas experiências, tanto no seu ambiente como também em outros terrenos, envolvendo outras culturas, idiomas e tecnologias.

Criatividade pode ser definida como um processo mental de geração de novas idéias por indivíduos ou grupos.

Inovação é a implementação de novas idéias com o objetivo de geração de valores.

O potencial criativo humano segundo alguns especialistas tem origem na infância quando as crianças devem ter suas iniciativas estimuladas e nunca cerceadas.

Os processos criativos são estimulados quando indivíduos são valorizados e quando estão num ambiente livre de pressões e ameaças.

Segundo (Stein, 1974), ”Criatividade é o processo que resulta em um produto novo, que é aceito como útil, e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo.

Os integrantes das gerações C e I não têm uma faixa etária definida e possuem algumas características básicas comuns.

Portanto o conceito de criatividade é dirigido para quem inventa algo novo e inusitado que não existia antes.

Já a inovação é focada ao ato de se introduzir e produzir uma novidade, de fazer algo de um jeito diferente do que já existia.

Olhar longe estimula a Inovação

Olhar para fora do ambiente é um preceito válido para quem quer inovar.

Estas duas características associadas geram novas idéias e conceitos diferenciados, que corroboram sobretudo para a melhoria da condição de vida da população, sustentabilidade, meio ambiente, melhoria e aumento de processos produtivos e tambémaprimoramento de produtos e sistemas.

As principais características das Gerações C e I são:

– Ter visão e percepção do problema;

– Converter problemas num modelo teórico;

– Procurar obter uma solução;

– Produzir a solução;

– Ser curioso;

– Anunciar suas idéias;

– Ter disposição para experimentações;

– Ser aberto a novos projetos;

– Ser criativo e proativo;

– Agir sempre de forma inovadora;

– Não ter medo dos desafios;

– Não possuir visão obtusa, fechada e centralizada;

– Ter a capacidade de propor projetos tangíveis, que possam trazer resultados práticos, aumento da eficiência, melhoria de desempenho e ganhos financeiros para sua empresa e/ou organização;

– Ser capaz de pensar de forma não convencional, rompendo com o tradicional e corriqueiro;

– Estar atento ao que acontece no mundo plano, globalizado e convergente;

– Ter garra e atitude.

E para terminar, longe de explorar plenamente estes conceitos, deixo registradas as mensagens:

“O presente impõe formas. Sair dessa esfera e produzir outras formas constitui a criatividade” Hugo Hofmannsthal.

“O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente para as possibilidades infinitas. O que é um homem sem sonhos?” Albert Einstein.

“Um executivo que não sabe gerenciar a inovação é incompetente e inadequado para a sua função” Peter Drucker.

Conteúdo exclusivo criado para o Projeto Tocando sua Empresa – Inovação e Criatividade

www.vitaleweb.com.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>