Estou iniciando este artigo, com uma citação de um dos maiores nomes do Jazz mundial Charles Mingus:
“Tornar o simples em complicado é fácil, tornar o complicado em simples é criatividade”
Sem entrar na fundamentação sociológica, da qual não sou expert, e procurando focar nos assuntos Criatividade e Inovação sob a óptica empresarial, criei os conceitos de Geração C (Criatividade) e Geração I (Inovação).
O importante para o incentivo a processos de criação é que os indivíduos sejam curiosos e investigativos sendo conduzidos a buscar novas experiências, tanto no seu ambiente como também em outros terrenos, envolvendo outras culturas, idiomas e tecnologias.
Criatividade pode ser definida como um processo mental de geração de novas idéias por indivíduos ou grupos.
Inovação é a implementação de novas idéias com o objetivo de geração de valores.
O potencial criativo humano segundo alguns especialistas tem origem na infância quando as crianças devem ter suas iniciativas estimuladas e nunca cerceadas.
Os processos criativos são estimulados quando indivíduos são valorizados e quando estão num ambiente livre de pressões e ameaças.
Segundo (Stein, 1974), ”Criatividade é o processo que resulta em um produto novo, que é aceito como útil, e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo.
Os integrantes das gerações C e I não têm uma faixa etária definida e possuem algumas características básicas comuns.
Portanto o conceito de criatividade é dirigido para quem inventa algo novo e inusitado que não existia antes.
Já a inovação é focada ao ato de se introduzir e produzir uma novidade, de fazer algo de um jeito diferente do que já existia.
Olhar longe estimula a Inovação
Olhar para fora do ambiente é um preceito válido para quem quer inovar.
Estas duas características associadas geram novas idéias e conceitos diferenciados, que corroboram sobretudo para a melhoria da condição de vida da população, sustentabilidade, meio ambiente, melhoria e aumento de processos produtivos e tambémaprimoramento de produtos e sistemas.
As principais características das Gerações C e I são:
– Ter visão e percepção do problema;
– Converter problemas num modelo teórico;
– Procurar obter uma solução;
– Produzir a solução;
– Ser curioso;
– Anunciar suas idéias;
– Ter disposição para experimentações;
– Ser aberto a novos projetos;
– Ser criativo e proativo;
– Agir sempre de forma inovadora;
– Não ter medo dos desafios;
– Não possuir visão obtusa, fechada e centralizada;
– Ter a capacidade de propor projetos tangíveis, que possam trazer resultados práticos, aumento da eficiência, melhoria de desempenho e ganhos financeiros para sua empresa e/ou organização;
– Ser capaz de pensar de forma não convencional, rompendo com o tradicional e corriqueiro;
– Estar atento ao que acontece no mundo plano, globalizado e convergente;
– Ter garra e atitude.
E para terminar, longe de explorar plenamente estes conceitos, deixo registradas as mensagens:
“O presente impõe formas. Sair dessa esfera e produzir outras formas constitui a criatividade” Hugo Hofmannsthal.
“O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente para as possibilidades infinitas. O que é um homem sem sonhos?” Albert Einstein.
“Um executivo que não sabe gerenciar a inovação é incompetente e inadequado para a sua função” Peter Drucker.