Fab Four início do fenômeno.
Um dos maiores fenômenos musicais mundiais nasceu numa cidadezinha litorânea da Inglaterra, com a denominação “Fab Four”.
Naquele momento uma empresa musical foi consolidada e resultou na maior comercialização de discos do que qualquer outro artista ou grupo musical em âmbito mundial.
Para que o sucesso tenha atingido o seu ápice, o conceito de Empresa Rock foi exatamente seguido. Eles tiveram uma enorme vontade de vencer e uma ATITUDE diferenciada perante o Mercado.
O desconhecido grupo “Fab Four” se transformou nos BEATLES, a carreira foi curta, mas deixou um legado cultural, social e musical que ira perdurar por séculos.
Besouros do Ritmo.
Os Besouros do Ritmo nasceu da conjugação criada por John Lennon que usou BEETLE (besouro) com BEAT (ritmo) formando desta maneira o nome “THE BEATLES” ou “Os Besouros do Ritmo”.
O que chamamos hoje de Geração Y, pode ser utilizada para definir o perfil daqueles jovens, cujo primeiro sucesso foi “Love me Do”, mas não podemos nos esquecer a origem deste time vencedor.
McCartey jovem enquadrado e muito educado.
Dos quatro membros McCartney era o jovem com um perfil enquadrado e muito educado, perfil Clássico (profissional Clássico).
Já Lennon era super revoltado e cresceu ao lado da mãe e de uma tia, o seu perfil era voltado para o Rock (profissional Rock).
A conjugação desses dois perfis gerou resultados promissores, com dezenas de belas composições lançadas, provocando uma verdadeira revolução perante a comunidade mundial.
Como nas empresas modernas, a união de diferentes estilos contribui para um resultado final promissor. Administração multimídia é sinônimo de fusão de estilos pessoais.
Harrison e Ringo Star
Com 14 anos George Harrison e Ringo Star entraram na Banda e estávamos no inicio dos anos 60.
Em setembro de 1962 ocorreu o lançamento do primeiro disco.
– Love me Do este foi o inicio da BEATLEMANIA.
A Empresa The Beatles partiu para ganhar um novo mercado, globalizando suas ações, a nave pousou nos EUA tomando o país de assalto.
O momento foi oportuno, pois os grandes artistas estavam inoperantes ou em baixa, Elvis Presley no exército, Buddy Holly havia morrido em um acidente de avião, Little Richard e Jerry Lee, não estavam bem, num contexto geral a música americana não estava numa boa fase.
Neste cenário com pouca oferta e muita demanda, o mercado fonográfico ficou totalmente escancarado para a Empresa Beatles, o que ajudou em muito na divulgação da marca e fixação da imagem junto ao público jovem.
Empresa Rock – ATITUDE
O exemplo BEATLES serve para caracterizar o que denominou – Empresa Rock, cuja palavra de ordem é ATITUDE, fator básico do sucesso dos quatro jovens de Liverpool.
Empresas jovens da atualidade podem seguir os preceitos adotados por antigas bandas de Rock (Led Zeppelin, The Rolling Stones etc.), mesmo sessentões, estes artistas ainda guardam o perfil típico dos jovens digitais que estão ocupando a cada dia, mais espaço neste nosso mercado globalizado.