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fev 24

Manutenção e a fábula do patinho feio – Palestra de inovação e criatividade

 

Tropicalizar soluções

O Brasil é realmente um país singular. A diversidade de condições neste território continental impõe a necessidade de adequação às tecnologias importadas.

Trata-se da “tropicalização” das soluções, também aplicável as telecomunicações, mas nem sempre levada às últimas conseqüências pelas empresas do setor.

Afinal, cada produto ou equipamento deve estar adequado à região em que será aplicado, seja em termos de umidade (Manaus), poluição (Cubatão), salinidade (Mossoró), raios UV (Campos do Jordão) e EMI – Interferência Eletromagnética (grandes centros urbanos).

Há de se considerar ainda, as peculiaridades e limitações da mão de obra local, bem como os altos índices pluviométricos e de descargas elétricas, que prejudicam sensivelmente a operação normal dos equipamentos e produtos trazidos do exterior.

Certificação de produtos na antiga Telebrás

Do antigo período de estatal – Telebrás, onde o sistema de qualificação de produtos servia de passaporte para o fornecimento confiável de produtos e equipamentos para as empresas da Holding, saltamos para um ambiente de competição privada, cujas operadoras definem o que comprar, colocando na planta, produtos de qualidade duvidosa.

De nada adianta que o Processo de Certificação seja confiável, posto que, após a sua consecução, nada é feito para verificar que a conformidade dos produtos comercializados e implantados pelas operadoras estejam cumprindo a risca o que foi homologado e se está sendo disponibilizado pelos fornecedores.

Em contraposição a um modelo que engessava as contratações (Antigo Sistema Telebrás ), mas seguia regras de aquisição altamente padronizadas, o nosso mercado ingressou na era da diversidade de soluções, muitas vezes projetadas para operar em outros universos e implantadas de forma desordenada.

A este cenário, soma-se a importação de profissionais, que desconhecem a nossa realidade, em detrimento do corpo técnico local.

A pulverização do mercado, com o surgimento de novos players, foi acompanhada pela expansão na quantidade de novos produtos, não apenas pela abertura de mercado, mas também provocados pela irreversível globalização.

Aos profissionais do setor, cabe a missão de promover a integração dos sistemas, atendendo aos anseios e direitos dos usuários finais, com qualidade, rapidez e custos compensadores.

O maior desafio, entretanto, continua relegado ao mesmo plano secundário de outrora.

Refiro-me a manutenção das redes e sistemas, que a exemplo da parábola dos cisnes, sempre foi considerada o “Patinho Feio do Setor”.

Belos cisnes

Sistemas modernos recém implantados são como belos cisnes, pois funcionam a contento, mas exigem um criterioso programa de manutenção preventiva, para não se transformarem em patinhos feios, maculando a imagem da operadora e desrespeitando os direitos básicos dos usuários em terem acesso a serviços de qualidade.

Outro ponto a ser observado é o sistema de atendimento ao usuário, que geralmente deixa a desejar, com dezenas de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor.

Salve a concorrência, quem tem competência vai em frente, quem não tem volta para seus países de origem.

Conteúdo exclusivo criado para o Projeto Tocando sua Empresa

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