Muitas empresas ainda não ingressaram pra valer nas mídias sociais. Perguntas como “devemos usar nosso mailing para envio de newsletters?”, “qual é a função do Facebook?” ou “o “Twitter é mesmo efetivo?” fazem parte do cotidiano das agências digitais.
Tudo ainda é novo por aqui e é comum que elas ainda não se sintam seguras para investir em ações nesses canais, principalmente por não conhecerem suas particularidades e o que o usuário espera receber ao segui-la.
Quando pensamos em email marketing, já consolidamos algumas práticas, tornando mais fácil definir estratégias para uso da ferramenta. Porém, quando o assunto são as mídias sociais, não temos referências fortes para basear nossas ações. Ainda estamos descobrindo a maneira mais eficaz de usar esses canais.
Uma pesquisa recente feita pela ExactTarget-CoTweet, mostra razões pelas quais os usuários abandonam listas de emails, perfis no Twitter ou Facebook. O estudo feito nos EUA, mostra que o excesso de mensagens e baixa relevância são as principais razões da desistência.
1,561 usuários americanos responderam às perguntas entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011. Vejam as principais constatações:
Pesquisa – Porque as pessoas deixam de seguir empresas
Razões para se descadastrarem de listas de email Marketing
– 54% emails chegam com muita frequência
– 49% conteúdo chato e repetitivo
– 47% recebem muitos emails e tem que sair da lista de algumas empresas
– 25% mensagens irrelevantes
Razões para desfazerem um “Curtir” no Facebook
– 44% excesso de postagens
– 43% mural com excesso de propaganda o levando a sair de algumas páginas de empresa
– 38% mensagens chatas e repetitivas
– 26% só curtiu a página para aproveitar uma ação promocional específica
Razões para deixarem de seguir a empresa no Twitter
– 52% mensagens chatas e repetitivas
– 41% mural com excesso de propaganda o levando a deixar de seguir algumas empresas
– 39% excesso de postagens
– 27% só seguiu o perfil para aproveitar uma ação promocional específica
Os números mostram que o desafio é encontrar o equilíbrio. No varejo, a busca de vantagens pelo consumidor é cada vez mais frequente. Tornam-se cada vez mais populares as promoções online, principalmente as de compras coletivas.
Em outros setores, atrair e engajar sem o apelo das promoções pode ser ainda mais desafiador. Porém, em todos os casos avaliar a quantidade e qualidade de mensagens é crucial para manter usuários.
Pra quem quiser ler a pesquisa completa, fica aqui o link.
E você, o que achou dos resultados da pesquisa? Já deixou de seguir alguma marca nas redes sociais?
Candice Vitale
Gerente de Marketing Digital da Heat
www.heat.com.br