«

»

set 18

Mestres criadores e inovadores

 

Lançamento de produtos no século passado

No século passado, a cada lançamento de um novo produto, tínhamos rígidos processos de controle de qualidade, verificando a previsibilidade e a confiabilidade desses insumos. Tudo era devidamente testado e checado, e o processo de criação era exclusivo de mentes brilhantes, muitas vezes confinadas em centros de P&D, laboratórios e universidades.

Entramos no século XXI e com a inclusão digital os processos inovadores não ficam mais restritos às pessoas e áreas isoladas dentro das organizações, são estimulados e estudados, resultando num processo sustentado e contínuo gerando no final, produtos e serviços que realmente atendam as necessidades do mercado.

Inovar sempre e rapidamente para que possamos fazer frente à concorrência: esta é uma premissa básica para que organizações possam garantir seu espaço neste conturbado mercado globalizado.

A tendência para os próximos anos é que produtos e serviços sejam colocados num segundo plano. A bola da vez está calcada nas premissas focadas na captação do interesse do consumidor final em contratar ou adquirir tudo de novo que produzimos.

Por outro lado, uma enorme massa de produtos totalmente inúteis está sendo anunciado e disponibilizado no mercado. Temos centenas de exemplos. Será que podemos considerar esses inventos como inovação? Com certeza não, mas pela facilidade de publicação de anúncios pela internet muita gente acaba entrando na conversa fiada dos profetas da inovação inútil.

Produtos sendo descartados diariamente

Para citarmos um exemplo, no segmento de telefonia celular, temos milhares de celulares descartados diariamente, gerando um entulho tecnológico altamente nocivo ao meio ambiente, principalmente com o descarte incontrolado das baterias que acabam poluindo com metal pesado, nossos aterros sanitários e lençóis freáticos.

A capacidade produtiva mundial é um recurso disponível em quase todos os rincões da terra e a internet permite que idéias sejam compartilhadas rapidamente, e os insumos produzidos em prazos reduzidos. Mesmo a captação de recursos para a produção destas novas idéias são tremendamente facilitados e disponibilizados e o mercado mundial é abastecido por competentes cadeias de suprimento que conseguem suprir até mesmo, pequenos vilarejos.

Como resultado, estamos atolados neste lixo tecnológico totalmente inútil, que cresce a cada dia dando-nos uma falsa sensação de abundância. Muitas vezes, adquirimos o inútil para a seguir, despejarmos esses dejetos na lixeira.

É sabido que com esta fartura de criações, o ciclo de vida dos produtos e idéias tenham pouca duração, contrariando velhos princípios, onde utilizávamos redes de manutenção para preservar e manter equipamentos úteis por longos períodos.

A personalização de produtos e serviços é uma tendência crescente e como conseqüência, um fator importantíssimo na definição do que será ofertado ao usuário, alterando significativamente o comportamento dos mercados.

A inovação do dia a dia

Produtos e serviços sempre serão inovados, no entanto o tema negócio deve ser observado com atenção, como exemplo vemos que o Google não inventou mecanismos de busca na web, mas introduziu e modificou a forma de contato entre anunciantes e clientes, que pagam por essa pesquisa. Também cito o caso da Apple que ao criar o iTunes modificou a natureza da relação entre a música e o usuário.

Outro exemplo que deve ser referendado é no segmento das artes, onde a música é constantemente reinventada e readaptada para o momento atual. Os infinitos estilos musicais são sempre inovados atendendo a modismos, tendências e emoções.

O interessante é que as novas criações musicais são desenvolvidas em cima de antigos modelos e todos os temperos entram nessa culinária contemporânea.

Assim, diversas fusões de sucesso foram criadas nas últimas décadas, como exemplo:

Samba com Jazz = Bossa Nova

Rock com Clássico = Ópera Rock

Jazz, Blues, Country e Rhythm Blues = Rock

Sertanejo com Pop = Sertanejo Universitári

Xote, Valsa, Polca e Lundú = Chorinho

Muitas outras misturas sonoras criativas foram realizadas e neste sentido somos os maiores inovadores globais, produzindo uma grande diversidade de estilos e sons tipicamente nacionais e que em muitos casos levam para outros continentes muito da nossa cultura.

O mestre Tom Jobim

Umas das músicas mais tocadas mundialmente pertence ao nosso querido Tom Jobim com a sua fantástica criação, Garota de Ipanema, um autêntico trabalho produzido dentro da escola bossa novística.

Oscar Niemayer saudoso arquiteto maior serve como exemplo da criatividade do povo brasileiro, também o mestre Pelé é considerado o maior jogador de todos os tempos e inovou a arte de jogar futebol.

A intuição é necessária para o desenvolvimento de peças criativas e inovadoras, mas para a obtenção de resultados promissores, investimentos em educação devem ser alocados assim como propiciar liberdade ao time, para que as idéias fluam livremente.

E para finalizar recomendo que o leitor acesse o www.youtube.com e adentre no fantástico universo musical de Ludwig van Beethoven (1770–1827), ouvindo a “Sonata para Violino e Piano número 9 Kreutzer”, onde o mestre demonstra todo o seu potencial criativo e inovador. Vale a pena conferir, lembrando que, na minha opinião, Criadores e Inovadores são atemporais.

Conteúdo criado para o ciclo de Palestras de Inovação – Projeto Tocando sua Empresa

www.vitaleweb.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>