«

»

set 26

Divagações sonoras – Palestra show musical


 

 

Tango e Jazz

Além do Brasil, nosso país irmão, a Argentina tem produzido movimentos musicais fantásticos, associando Jazz com o velho Tango.

Astor Piazzola (1921-1992) foi o precursor e deixou um legado de criações extraordinárias que conduziram seu país de origem ao seleto grupo de Inovadores Musicais Globais.

Ele morou no EUA com os pais e em 1929 ganhou o seu primeiro bandoneon e a partir dai, após muito estudo, se transformou no mais importante compositor de tango do século passado.

O tango foi reinventado por Piazzola, mas como todo inovador, bateu de frente com os mais ortodoxos músicos argentinos da década de 60.

Enfrentou duras críticas, mas não esmoreceu. Seu trabalho ficou definido como a música contemporânea de Buenos Aires.

Canção feita para o pai

A canção “Adiós Nonino” foi feita em homenagem ao seu pai, Vicente Nonino Piazzola, quando estava em estado terminal. Segundo o próprio autor foi a sua mais bela canção composta e ele citava com frequência: “talvez eu estivesse rodeado de anjos. Foi a mais bela melodia que escrevi e não sei se alguma vez farei melhor”.

Bossa Nova – fusão do nosso samba com o jazz

Paralelamente, no Brasil a fusão do Samba com o Jazz produzia uma revolução no meio musical nacional e internacional, criamos a Bossa Nova.

Naquele momento, mesmo com as dificuldades de disseminação de conteúdos, grupos se reuniam e um enorme volume de material diferenciado foi desenvolvido. Estávamos no estado da arte cultural, o balizamento era feito por cima. O mote principal do movimento artístico era a produção de peças trabalhadas harmonicamente e melodicamente, verdadeiras pérolas que por certo serão perenizadas. O movimento musical era embasado por um rico conteúdo musical internacional (jazz americano e ritmos africanos), captados e adaptados aos ritmos e harmonias locais.

O tempo foi passando, os mestres paulatinamente partiram para o andar superior, mas o legado cultural permanece e se reproduz, para nossa sorte e satisfação.

Tenho frequentemente tocado em shows e na noite, onde convivo com fantásticos companheiros músicos e sempre cultuamos e tocamos tudo de bom que foi criado aqui no nosso território, como também das escolas jazzísticas dos EUA e Europa.

Já no nosso país vizinho a Argentina, fico a cada dia mais surpreso e feliz por poder apreciar alguns trabalhos de criação musical, que estão sendo desenvolvidos dentro dos mais elaborados e puros conceitos do Jazz.

O músico Diego Schissi líder de um quinteto que leva o seu nome e um dos fundadores do Ciclo de Tango Contempo serve como exemplo de competência é considerado o novo Piazzola.

Ciudad Baigon música Argentina da melhor qualidade

Outro movimento que esta ganhando corpo na Argentina é a Orquestra Típica, liderada por Agustin Guerrero, e Hermán Cabrera líder do Ciudad Baigón.

A renovação da música sempre está atrelada à própria evolução dos tempos e modismos. A juventude não para de explorar novos conceitos. Isso é bom para a estimulação da criatividade.

Temos bons e maus movimentos, alguns como os citados acima corroboram com um aumento do nível intelectual da sociedade, outros, no entanto não contribuem em nada para uma melhoria, despejando ruídos e sons de qualidade duvidosa, grandes poluidores sonoros.

A música está diretamente relacionada com emoção e cultura, isto significa que podemos utilizar esta ferramenta para estimular positivamente a população a apreciar o que é bem feito.

Em Cuba a música é ensinada nas escolas por professores virtuosos

Em Cuba o ensino de música é obrigatório nas escolas, sendo ministrado por excelentes professores que transmitem aos seus discípulos o que há de melhor neste segmento de arte. Bach, Mozart, Beethoven e outros são estudados a fundo, fazendo com que o nível instrumental e de interpretação seja muito alto. Por isso a ilha é considerada uma fábrica de música de altíssima qualidade. Como os estudos são focados inicialmente na música erudita européia e esse estilo tem muito piano, bons pianistas são formados na ilha.

Latin Jazz ou Afrocuban Jazz é cultuado mundialmente e tem produzido destacados artistas, como exemplo cito Jesús Chucho Valdés, compositor, pianista e regente, personagem que representa o que há de melhor no gênero.

O alcance do seu trabalho e das suas apresentações cênicas ultrapassa todos os limites, ele é citado como um dos melhores músicos do mundo com uma discografia de primeira linha, inúmeras condecorações, inclusive com vários Grammy recebidos.

Liderança musical internacional

Os exemplos citados de músicos brasileiros, argentinos e cubanos, demonstram que as lideranças podem florescer no interior de grupos das mais diferentes nacionalidades. Ela não é imposta e sim balizada pelo desempenho.

A conclusão que tiro deste cenário é que podemos auferir ganhos consideráveis quando alocamos recursos voltados para a estimulação e aprendizado da música no ambiente corporativo. Como a música está diretamente relacionada com emoção, disciplina, integração, arte, beleza e ritmo, os seus bons efeitos são visíveis, deixando o ambiente laboral mais integrado, harmonioso, com o consequente aumento de produtividade e eficiência.

Portanto vamos administrar com criatividade, estimulando nosso time de colaboradores a praticarem e estudarem música.

“O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente para as possibilidades infinitas. O que é um homem sem sonhos?” Albert Einstein

Matéria criada para o Projeto Tocando sua Empresa – Palestra sobre Inovação Corporativa e Criatividade.

Visite nosso site  www.vitaleweb.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>