No final do século XVIII, assim como na primeira metade do século XIX, as indústrias que eram consideradas de fundo de quintal tinham suas tecnologias próprias desenvolvidas à custa de muito suor e trabalho árduo.
A grande mudança se deu calcada nos conceitos do alemão Werner Siemens (1816-1892), precursor das empresas modernas.
No ano de 1869, Werner contratou o primeiro cientista que possuía especialização e formação universitária, para montar e gerenciar um laboratório de pesquisa focado nos primórdios da eletrônica, cuja denominação na época era “baixa voltagem”.
Um conceito moderno de empresa
Vejam bem, o alemão tinha uma visão totalmente jazzística para a época, criando um conceito de modernidade que foi o ponto de apoio para o que hoje chamamos de Empresa Jazz.
Calcado neste princípio tivemos todo o desenvolvimento da indústria química alemã, que dominou por muitos anos este segmento mundialmente.
Podemos afirmar que a semente plantada por Werner Siemens fez florescer as mais importantes empresas do mundo, como as indústrias de tecnologia, telefonia, computação, automobilística, químicas e assim por diante.
Bell Labs, revolucionando a indústria
Outro exemplo foi o Bell Labs fundado em 1920, considerado um dos mais bem sucedidos laboratórios do século passado, focado no segmento de telefonia.
Estive algumas vezes visitando suas instalações nos EUA e caminhando por corredores que davam acesso a pequenas salas ficava impressionado com o que via. Livros, papéis amontoados, copos descartáveis e, aqueles ambientes abrigavam mentes brilhantes responsáveis pelos mais diferenciados produtos e sistemas desenvolvidos para o setor de telefonia.
Naquele período, estávamos decolando com o nosso CPQD localizado em Campinas, braço de pesquisa da antiga Telebrás que até hoje é considerado como um dos mais respeitados centros de P & D da América Latina, berço de importantes desenvolvimentos como as Centrais Trópico, Cartão Telefônico Indutivo etc.
O transistor, desenvolvimento mais revolucionário do Bell Labs, é largamente utilizado em equipamentos e produtos, não só do setor de Telecom, mas na indústria em geral. Serviu de base para o desenvolvimento dos ultra modernos chips, sem os quais estaríamos andando de carroça em estradas não pavimentadas.
A internet impulsiona a tecnologia
Com a chegada da internet e a difusão de informações em larga escala, vemos que as tecnologias não se desenvolvem mais em paralelo como acontecia no século passado. Atualmente, temos uma violenta interação e integração entre setores diferentes, o que corrobora para que produtos e sistemas revolucionários sejam criados e lançados, atendendo em tempo e a hora, a demanda.
Modernos centros de P & D devem ser estruturas dotadas de muita visão de futuro, para assim atender as necessidades do mercado (clientes), com rapidez na obtenção de resultados e atitudes focadas em objetivos. Devem ser também inovadores e criativos, resultando numa fusão de Empresas Rock e Jazz.