«

»

maio 02

Talentos

 

Para os lideres, que não pensam apenas em auferir ganhos, salários, bonificações e PLR (Participação nos Lucros e Resultados), que aprendam como reter os talentos da sua organização.

Alguns dados estão sendo publicados e mostram como isto se tornou uma das grandes preocupações dos atuais gestores de recursos humanos.

Mais de 70% das empresas estão enfrentando esse problema, sendo que as áreas de operação/manutenção, engenharia e vendas foram as mais afetadas.

Outro dado singular é que um universo de 87% das organizações ainda não possui programas focados neste tema.

Alguns motivos que levam o colaborador a deixar a organização:

·         Melhor oferta de emprego em outra empresa que oferece melhoria no nível hierárquico;

·         Problemas de relacionamento com a chefia imediata;

·         Mudança do local de trabalho;

·         Não adaptação com a filosofia organizacional da empresa;

·         Temperamento tempestivo das novas gerações, sempre procurando novas oportunidades.

Abaixo, algumas recomendações para os talentosos colaboradores.

Sem querer ensinar o Padre Nosso para o vigário, recomendo que para conquistar sucesso profissional será necessário ter muita determinação.

Alguns pontos são fundamentais para o êxito na empreitada:

·         Procure trabalhar e aprender com grandes líderes;

·         Forme sua rede fundamentada em bases sólidas: o relacionamento é tudo – Networking;

·         Olhe sempre atrás dos morros, mesmo onde a vista não alcança para descobrir novas oportunidades;

·         Tenha visão futura;

·         Trabalhe globalmente;

·         Assuma riscos e não tenha medo de enfrentar grandes desafios;

·         Aproveite o que já foi criado com sucesso e procure se adequar ao mundo plano;

·         Não se esqueça que o desenvolvimento profissional é constante e diário;

·         Descubra qual é o seu perfil profissional e dedique-se para os segmentos que você tem aptidões, para não se sentir usado pela máquina empresarial ao longo da carreira;

·         A família, o lazer, o ócio, os amigos e a arte devem ser cultivados com amor;

·         Tenha atitude;

·         Seja autêntico.

Voltando para o assunto liderança, quem quiser crescer profissionalmente é necessário o conhecimento de outros ambientes, outras línguas e outras sociedades.

Segundo depoimento de Muhtar Kent, da The Coca Cola Company: “precisamos de pessoas capazes de transitar sem problemas em diferentes culturas e cruzando diferentes fronteiras e que se sintam tão à vontade trabalhando em Bombaim quanto Atlanta; pessoas que saibam falar a língua do sofisticado comércio moderno”.

Esteja preparado para enfrentar grandes fracassos, pois as perdas podem trazer experiências valiosas tornando-o um líder diferenciado.

Muitas empresas verificam nas suas entrevistas com candidatos a cargos de gerência, se o profissional já enfrentou grandes dificuldades, se vivenciou um grande fracasso, falência ou até mesmo dificuldades em casa. Estes pontos, quando superados, demonstram que o candidato tem uma postura pró ativa e confiante, motivos básicos para obter sucesso profissional na sua nova jornada.

Antes de mudar de emprego absorva o máximo que puder da sua atual função, sempre observe como funciona e opera o seu setor de trabalho e o que acontece ao seu redor, muitos pontos positivos podem ser literalmente sugados para o aproveitamento nos seus futuros trabalhos.

Finalizo este artigo com uma citação de Steve Jobs, que deixa claro que o importante é fazer o correto com muita atitude, buscando resultados excepcionais.

“Não temos a chance de fazer muitas coisas, de modo que cada uma deve ser realmente excelente. Porque é sua vida. A vida é curta, e depois você morre, você sabia?”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>