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fev 16

Entradas e bandeiras globais – Palestra de gestão

 

 

 

 

 

 

 

Novo perfil profissional

Um novo perfil profissional de quem trabalha em organizações globais está tomando corpo e é necessária muita disposição, persistência e força de vontade, para peregrinar nos quatro cantos da terra, deixando o conforto do seu lar, família e filhos.

Segundo levantamentos realizados em grandes organizações globais, executivos passam 40% a 50% do tempo em viagens a serviço.

Jeff Immelt da GE que passa grande parte do seu tempo migrando de país em país, “fica o tempo todo com o olho na bola”, pois adota uma sistemática de permanecer em cada local por uma semana realizando reuniões com o seu time, políticos locais e clientes.

Aprender a dormir em avião muitas vezes é necessário, assim como mergulhar de corpo e alma na atmosfera do país visitado.

Para poder entender as diferenças culturais sem perder o foco, os deslocamentos se fazem necessários.

As formas de comunicação devem ser adequadas para cada caso, sempre tendo em mente que ela deve ser clara, simples e objetiva, definindo com seus parceiros as regras do jogo.

Gestão tropical

Aqui mesmo no nosso Brasil é impossível que algum gestor oriundo de outras plagas entenda o nosso complicado sistema organizacional. Sua presença física é necessária justamente para que ele possa absorver como gerir negócios na nossa gestão tropical.

Além das constantes viagens são também necessárias as convergências tecnológicas: e-mail, podcasts, comunicações via satélite, skype, video conferências, blogs, intranet etc. A linguagem deve ser adequada e traduzida para os diversos idiomas locais, assegurando que as barreiras linguísticas não sejam um obstáculo.

De qualquer maneira é bom que fiquemos antenados para o cenário dos próximos anos, saindo das nossas bases para prospectarmos novos mercados.

Os produtos devem sempre atender as necessidades locais, de cada região especifica ao redor do mundo.

A competição não é mais local, entramos na era da competição global.

Qual é a vantagem competitiva da sua organização para encarar os desafios mundiais?

Trabalho árduo

Trabalhar 24 horas por dia, 07 dias por semana é uma premissa. Clientes globais devem ser atendidos on time, o tempo está encurtando e as noticias viajando na velocidade da luz.

As centrais de atendimento Call Centers ocidentais na área financeira já operam 24 horas por dia, trabalhar 24/7 demanda um competente sistema de gestão integrado.

Tempos atrás as reclamações eram processadas através de cartas, respostas eram recebidas com alguns dias de atraso e este fato era plenamente aceito pelos clientes. Atualmente as comunicações são realizadas por e-mails e redes sociais. O tempo de resposta é rápido e clientes exigem respostas imediatas.

Outro item importantíssimo diz respeito a delegação de poderes. Quem quiser ter sucesso global tem necessariamente que confiar nos seus pares desenvolvendo fidelidade e uma conexão essencial para “azeitar a engrenagem”.

Alguns fatores a serem seguidos:

– Pulverize a inteligência;

– Acate as opiniões do seu time;

– Descentralize suas operações;

– Delegue autoridade;

– Dê mais liberdade ao time de colaboradores;

– Defina a hierarquia em cada planta;

– Pense globalmente e atue localmente;

– Incentive a inovação e criatividade;

– Foque na sustentabilidade

“Tudo começa e termina com o cliente, precisa ser o cliente. É o cliente, sem dúvida. Técnica e legalmente, você precisa colocar os acionistas em primeiro lugar, mas, para proporcionar um bom desempenho a eles é necessário fazer com que encantar os clientes fique no centro de tudo o que você faz” (James Bilefield – ex CEO do OpenX e director do Skype).

Conteúdo criado para o Projeto Tocando sua Empresa – Palestras de inovação

www.vitaleweb.com.br

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