Falta de formação em tecnologia
Mesmo nos dias atuais, milhares de gestores desconhecem as facilidades que a internet propicia às suas organizações. A grande parte dos líderes não possui formação tecnológica e estão acima da faixa etária de 50 anos.
Estamos iniciando a navegação da chamada Web 3.0: “Atualize-se ou adormeça para sempre”.
Velhas redes discadas
Nos idos anos 90 as conexões eram discadas, dispendiosas e diversas tecnologias andavam a passos lentos, o que causou muita desconfiança nos mais velhos.
Os consumidores eram passivos, tendo que engolir conteúdos impostos pela web site, mas estávamos no inicio da revolução.
Investidores ganharam muito dinheiro com os preços das ações de empresas do setor por terem disparado, no entanto muitos startups acabaram quebrando.
A segunda onda nasceu em 2004
A segunda onda teve seu início em 2004, com novos aplicativos colocados no ar, principalmente pela evolução contínua da banda larga e do barateamento dos computadores.
Para as organizações este fato tem gerado resultados promissores, pois milhões de jovens consumidores são perseguidores vorazes de novas tecnologias e utilizam as redes para disseminarem informações, estreitarem os relacionamentos, realizarem compras online e quando algo vai mal, eles espalham aos quatro cantos a ineficiência do fornecedor.
A comunicação homem x máquina está mais interativa, até mesmo quem não domina o mundo virtual consegue navegar com mais uma vantagem porque com a web 2.0 todos podem fazer o que quiserem.
O mais importante é que quem comanda é a rede de usuários e não as corporações, uma mudança radical, se comparada ao período anterior no mundo web.
Organizações digitais levam uma grande vantagem comercial, por saberem utilizar a ferramenta, sendo assim, desenvolvem um relacionamento muito mais próximo com seus clientes.
Como exemplo, um trecho proferido pelo magnata Rupert Murdoch numa entrevista concedida para a revista Forbes:
“Todo mundo sabe que a rede social, antes realizada pessoalmente, algumas vezes consolidada, hoje é uma rede mundial, instantânea e impermeável às restrições de distância, tempo ou custo. Aqueles de nós nas chamadas mídias antigas também aprendemos do modo mais difícil o que esse novo significado de rede social implica para as empresas. As pessoas mais do que nunca querem conteúdo e há espaço para empresas que conseguem proporcionar um bom conteúdo. A qualidade é mais importante do que nunca, porque o mercado está cada vez mais brutalmente competitivo. As opções não estão a apenas um clique do controle remoto de distância; dispositivos antes nem sonhados há apenas algumas décadas são pelo menos tão sedutores quanto trocar de canal. As empresas que se beneficiarem desse novo significado da rede social e se adaptarem às expectativas do consumidor em rede podem esperar uma era dourada da mídia”.
As organizações estão engatinhando na exploração dos potenciais da Web e é obvio que muitos já descobriram como fazer para obter lucros com isso. Portanto um caminho de mão dupla foi oficializado instituindo a integração cliente x empresa.
A Primeira Onda era caracterizada por:
– Acesso discado através de redes telefônicas metálicas;
– Poucos usuários;
– Web Sites voltados para clientes e usuários;
– Muita desconfiança por parte dos gestores;
– Usuários utilizando a web para realizar compras, apreciar conteúdos e encaminhar e-mails.
Características da Segunda Onda:
– Utilização de banda larga via rádio, modens ADSL, cabos coaxiais, satélite e fibra óptica;
– Despertou um interesse maior nos usuários em navegar no mundo virtual;
– Tornou-se importante para integração da sociedade;
– Através das redes iniciamos a integração total de sistemas técnicos, operacionais, sociais e financeiros;
– Gestores descobrindo a importância desta ferramenta;
– Utilização maciça das redes sociais Facebook, Linkedin, MySpace, outras.
Já entramos na Terceira Onda:
– Interação e integração entre os mundos virtuais e reais;
– Acessibilidade total em todos os rincões da terra;
– Banda larga farta e confiável;
– Disponibilidade de interfaces amigáveis máquina x usuários;
– Hospedagem em Nuvem;
– Indispensável para o consumidor.