«

»

jan 31

Gestão RH – CADIQUÊ O MEU! – Palestra de motivação

 

Uso das palavras mágicas

O tema abordado neste artigo não é um estudo sobre o assunto, mas descreve algumas dicas importantes para pessoas que estão buscando uma colocação no mercado, assim como, para aqueles profissionais que estão trabalhando.

O bom senso, uma boa formação e o mais importante, “educação” são itens necessários para as tratativas profissionais, principalmente tendo muito respeito com as pessoas com quem você irá lidar.

Quando não temos intimidade com nosso interlocutor uma linguagem mais padronizada e coloquial deve ser mantida, para que consigamos manter um nível elevado no processo de comunicação.

As velhas palavras mágicas: “Obrigado”, “Por favor”, “Nós” e “Com licença”, sempre devem ser lembradas e utilizadas sem receio e nunca falar alto respeitando as pessoas idosas e com algum tipo de deficiência.

Com a rede mundial à nossa disposição, podemos acessar o Google, que disponibiliza centenas de artigos focados neste assunto tão importante: pesquise e aprenda.

Importância da linguagem corporal

Outra dica importante é relacionada com a exploração, com sabedoria, da linguagem corporal.

Através de estudos da área de marketing, sabe-se que sua comunicação verbal é somente 7% absorvida, 38% representam a forma que você conduz sua fala e 55% do que fica registrado é a sua postura no momento da comunicação.

Braços cruzados dificultam a formação de um canal de comunicação aberto e demonstram que você não está disposto a dialogar.

Mãos entrelaçadas sugerem que algo esta sendo encoberto e o corpo projetado para trás revela uma falta de interesse no que o outro está dizendo.

Ficar mexendo no cabelo, atender o celular no momento do encontro e mesmo ficar olhando insistentemente o relógio demonstra sua impaciência e pode acarretar numa ruptura no laço emocional quebrando a comunicação.

Pequenos detalhes colaboram para que o contado seja agradável e produtivo demonstrando sua firmeza e autoconfiança. Sempre se deve olhar nos olhos, deixando os ombros relaxados e a cabeça erguida. Ouvir com atenção e ficar sempre atento ao que a outra pessoa está dizendo, nunca interromper ou atropelar a fala do seu interlocutor e sobretudo não demonstrar ansiedade, pois ela é o túmulo do sucesso profissional.

A fala correta

A fala também deve ser adaptada para situações distintas. As gírias devem ser evitadas quando do trato com clientes e superiores. Palavras carinhosas devem ser utilizadas para comunicações amorosas dentro de um contexto familiar, mas nunca num ambiente de trabalho.

“O meu”, “Da hora”, “Maneiro”, “Tri legal”, “Fala aí”, “Bicho”, “Meu tio”, “Que trem é esse”, “Cadiquê”, “Saca”, “Larga deu”, e mais centenas de expressões de tratamento não coloquiais devem ser abolidas do seu vocabulário, pois elas denotam baixo nível, prejudicando terrivelmente sua imagem.

Não é somente com seu currículo recheado de cursos de especialização, que as portas serão abertas, isto acontecia tempos atrás, onde a valorização profissional era fundamentada pelo seu conhecimento. Atualmente quem não tiver postura e não souber se expressar corretamente terá sérias dificuldades de encontrar e manter-se num emprego.

O assunto é vasto e requer estudo e disciplina. Treine falar diante de um espelho caso você seja tímido, sorria sempre, utilize gestos suaves e coordenados, respire corretamente e tenha autoconfiança. Assim, com certeza portas irão se abrir e você conseguirá o tão almejado emprego.

Maiores detalhes – Projeto Tocando sua Empresa – Palestra Show

www.vitaleweb.com.br

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>