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jan 09

Rádio Peão

 

 

 

Quem conta um conto, aumenta um ponto!

Fofocas no interior das organizações podem provocar uma avalanche ou mesmo um tsunami, fazendo com que mensagens desencontradas provoquem grandes perdas ou até mesmo ocasionando falência de estruturas sólidas.

Nada impede que as boas e más notícias se propaguem no seio das organizações independentemente de regras e domínios.

Como controlar o incontrolável? Esta é uma pergunta que muitos dirigentes fazem ao terem que enfrentar de frente, no seu dia a dia, um desmoronamento de fofocas geradas internamente pelo time de colaboradores.

Rádio peão

Uma coisa é certa: a Rádio Peão como é chamada aqui no Brasil, pode ser definida como manifestação de comunicação não controlada, que utiliza o caminho da informalidade para se propagar dentro das organizações.

Em vez de tentarmos extirpá-la, a Rádio Peão pode ser utilizada de uma forma pró ativa, deixando o ambiente corporativo mais saudável e integrado.

É muito importante que a alta direção esteja engajada acompanhando as fofocas que são disseminadas internamente, em vez de tentarem impedir a sua livre circulação.

Fluxo de mexericos

A detecção e localização dos formadores de opinião e como esse pessoal atua é fundamental para a neutralização do fluxo de mexericos gerados.

O assunto não é novo. Em 1960 o cantor Marvin Gaye lançou uma canção chamada: “I heard it through the grapevine”, focando sobre o tema boatos. O termo “grapevine” teve sua origem na guerra civil americana, onde o governo usava serviços telegráficos instalados em árvores em forma de vinhas para uso da inteligência dos exércitos. Por esse precário sistema de comunicação circulavam mensagens imprecisas e desconexas, o que os levou a creditar àquelas precárias instalações telegráficas “grapevine”, os boatos gerados.

Se contra atacarmos os boatos de forma coordenada, criteriosa, com rapidez e eficiência, reduzimos os prejuízos provocados por notícias falsas, que muitas vezes ocasionam crises internas e até mesmo estresse e problemas de saúde no time de colaboradores. Controlando internamente o fluxo de informações, conseguimos melhorar a imagem da empresa junto ao mercado, pois notícias incertas divulgadas corroboram para a quebra de confiança dos usuários e acionistas.

Divulgação de boatos

Atualmente o problema pode ser violentamente maximizado com a utilização em larga escala da internet e das redes sociais, que aceleram na velocidade da luz, a divulgação de notícias e boatos. Por se tratar de um novo assunto, ainda não temos uma forma clara de abordagem e controle, prejudicado pela grande permeabilidade das redes sociais e do livre acesso do universo web, pela infinita massa de usuários.

O monitoramento das redes sociais é uma obrigação a ser feita por todas as organizações e é ai que começam as dificuldades atuais de como proceder.

De nada adianta apenas o levantamento de dados e sim a estruturação de uma forma prática de processar as informações coletadas.

Rádio Peão Globalizada” é um termo que criei para definir este novo meio de comunicação com penetração aberta para todas as comunidades e que pode ser um canal impactante na imagem e reputação da sua organização.

É fundamental que as informações rastreadas sejam devidamente tratadas com muita cautela para descobrir a origem das fofocas digitais e dar uma resposta imediata aos usuários reclamantes, minimizando os efeitos devastadores de uma notícia mal interpretada.

Criatividade, inteligência e inovação são fatores que somados geram resultados promissores.

A integração dos ambientes internos e externos das empresas através das redes sociais auxilia no controle dos níveis das fofocas geradas.

O assunto é vasto, mas cabe ressaltar que para toda ação devemos ter uma reação igual e contrária, no caso da Rádio Peão, toda fofoca gerada e não trabalhada imediatamente pela administração, pode resultar numa grande brecha para colocar o bonde fora dos trilhos, provocando falsas expectativas ou mesmo, desmotivação do time de colaboradores.

Recomendo que diante da captação de rumores internos e externos, a organização deve contra atacar imediatamente, divulgando e publicando através de seus canais de comunicação, as informações corretas e oficiais, demonstrando total transparência.

Matéria criada para o Projeto Tocando sua Empresa – Palestra Musical

www.vitaleweb.com.br

 

 

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