«

»

dez 22

P & D e a sobrevivência das organizações – Palestra de gestão empresarial

 

 

Não interessa o tamanho da empresa, todas devem se preocupar com o tema P&DPesquisa e Desenvolvimento.

Mesmo para empresas com um número reduzido de empregados este item é importantíssimo, principalmente quando o foco são projetos inéditos e que poderão ser finalizados num curto espaço de tempo.

A velocidade da inovação é necessária. Atualmente pela permeabilidade das informações convergentes, outras pessoas ou mesmo outras empresas de outros rincões, podem estar pensando na mesma coisa que você.

Estamos num jogo globalizado, quem tiver velocidade marca o gol, quem for lento, leva uma bela bolada nas costas.

Outro fato que cabe ser ressaltado, é que P&D deve ser uma premissa a ser seguida por todos os integrantes da empresa, até mesmo para áreas que aparentemente não são técnicas, como exemplo: setor financeiro, área de RH, logística, atendimento e outros.

Contatos externos à organização são necessários para a obtenção de ganhos neste segmento. Como exemplo cito a realização de parcerias com Universidades, Escolas Técnicas, Incubadoras e até mesmo com Centros de Pesquisa.

As incubadoras de empresas estão crescendo aqui no Brasil e já ocupam um lugar de destaque no cenário nacional. Neste ambiente temos uma enorme fonte de idéias que muitas vezes não conseguem decolar por falta de recursos e tino comercial por parte dos incubados.

Já tive a oportunidade de presenciar e participar de importantes projetos, trabalhando com novas empresas, oriundas de incubadoras. Adoro pesquisar e caçar oportunidades junto a estes desbravadores tecnológicos.

Um dos grandes exemplos de competência neste segmento está na Incubadora do Instituto Nacional de Telecomunicações Inatel, Faculdade de Engenharia que fica localizada no Vale da Eletrônica em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, escola em que me formei.

Considero a Incubadora do Inatel, como uma das mais competentes existentes no Brasil. O sistema de acompanhamento para as novas empresas segue um rígido sistema de controle e gestão, o que torna as empresas graduadas, bastante diferenciadas e competentes e muitas já em vôo solo e com grande visibilidade junto ao mercado nacional.

Procurar um diferencial para poder criar é casar com o diferente. Muitas vezes colaboradores que vivem à parte do processo e que são deixados de lado pela estrutura de poder podem ser os elementos alavancadores dos processos inovadores.

Dê oportunidade para que todos os integrantes do seu time sejam estimulados a se exercitarem no segmento de P&D, pois sem este oxigênio a máquina emperra.

Com um número maior de equipes focadas em projetos independentes, teremos uma probabilidade muito maior de que alguma boa idéia aconteça.

Procure não reinventar a roda. Em todas as empresas, mesmo as menores, possuem inúmeras inovações. O importante é pesquisar na sua base e se dar ao trabalho de localizá-las.

Até mesmo na contratação de funcionários descubra se o candidato já desenvolveu algo inovador na sua vida pregressa e caso negativo não espere muito dele no futuro.

A quebra de fronteiras internas dentro da sua organização pode contribuir positivamente para desenvolvimentos mais consistentes e promovem o sucesso dos processos inovadores. Umas das principais causas dos fracassos são originadas pela fraca colaboração e integração entre as funções técnicas/administrativas.

Temos um exemplo muito interessante:

Nos anos 40 um novo processo de criação denominado Skunkworks apareceu nos EUA desenvolvido pela Lockheed Aircraft Corporation e até hoje se mostra bastante atual neste setor de inovação. Skunkworks é uma forma não-convencional de organizar pequenos “times” em torno de uma missão específica de grande pressão, velocidade, altamente sigilosa e principalmente inovadora.

Para finalizar este breve relato, descrevo sucintamente o que é o Skunkworks, marca registrada pela Lockheed e que de alguma forma tem tudo a ver com este conteúdo, pois nos mostra um dos caminhos possíveis para processos criativos e inovadores. Assim, o Programa de Desenvolvimento Avançado – ADP, mais conhecido como Skunkworks foi criado por Clarence “Kelly” Johnson que conseguiu formar um time competente e coeso de engenheiros da Lockheed finalizando um projeto do revolucionário caça a jato XP-80 em apenas 143 dias, utilizando caminhos alternativos e um novo sistema de elaboração e gestão de projetos. Quanto à origem do nome, Skunk em inglês significa “gambá” e “Works” o local de trabalho onde algo é criado e produzido. Um engenheiro da equipe de Johnson, chamado Irv Culver era leitor assíduo de um jornal de quadrinhos denominado “Li’l Abner”, o qual descrevia um local misterioso e malcheiroso no interior de uma densa floresta chamada Obras Skunk. Nessa floresta havia uma destilaria clandestina cujos donos eram caipiras americanos que fabricavam uma bebida forte cujos componentes básicos eram gambás, sapatos velhos somados a outros ingredientes estranhos. A história relata que um belo dia atendendo ao telefone, Culver respondeu ao interlocutor: “Obras Skunk Culver falando”. Desta forma os colegas de trabalho passaram a adotar o nome para este departamento da Lockeed.

Abaixo, algumas características do Skunkworks:

  • Formado por equipes pequenas com alto grau de conhecimento;
  • Prazos curtos para o desenvolvimento e finalização de projetos;
  • A equipe tem que manter sigilo absoluto no desenvolvimento e implantação do que esta sendo desenvolvido;
  • Elevada carga de trabalho;
  • Quando possível, utilizar tecnologia avançada;
  • Trabalhar com orçamentos curtos e prazos apertados;
  • A liderança tem que ser envolvente e deve saber como estimular os participantes;
  • O gestor do projeto deve se reportar diretamente ao diretor geral da organização;
  • Todos os passos do projeto devem ser bem documentados;
  • A remuneração do time deve ter um componente associado com desempenho.

Pensamentos e Frases:

“A pergunta idiota é o primeiro vislumbre de algum desenvolvimento totalmente novo” Alfred Whitehead.

“Só as grandes crenças propiciam grandes emoções” Honoré de Balzac.

“A transformação para a classe mundial só é possível com uma liderança comprometida, visionária e com a mão na massa” George Kent.

“Imaginar é mais importante que saber, pois o conhecimento é limitado, enquanto a imaginação abarca o universo” Albert Einstein.

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, você estará fazendo o impossível” São Francisco de Assis.


“Os inovadores bem-sucedidos usam tanto o lado direito como o lado esquerdo do cérebro. Eles deitam os olhos em números e em pessoas” Peter Drucker.

Conteúdo gerado para o Projeto Tocando sua Empresa – Palestras de inovação

www.vitaleweb.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>