Como gestor por inúmeros anos da área de certificação de produtos da antiga Telebrás, controlava com o meu time de colaboradores, 170 fornecedores de produtos e equipamentos e cerca de 1000 produtos. Assim, desenvolvemos metodologias que asseguravam a aquisição desses insumos de forma controlada e responsável.
Estamos no século XXI, mas a cada dia, uma enxurrada de novos produtos é disponibilizada e muitos apresentam falhas que devem ser corrigidas de imediato. Para atender estes desvios escrevi o conteúdo abaixo.
Portanto, o objetivo deste artigo é introduzir conceitos sobre manutenção, visando orientar a elaboração de Editais e Contratos com fornecedores, nas cláusulas que versam sobre “Garantia da Qualidade” de produtos.
Manutenção Preventiva e Corretiva
O trabalho de manutenção pode ocorrer por duas razões básicas:
Manutenção preventiva é aquela desempenhada para manter o sistema ou equipamento em condições satisfatórias, programando inspeções sistemáticas visando detecção e correção de falhas antes que elas ocorram ou se desenvolvam falhas maiores.
Manutenção corretiva é aquela desempenhada de uma maneira não programada, visando colocar os equipamentos numa condição de operação satisfatória pela correção imediata de falhas que causaram degradações no desempenho do equipamento ficando fora das especificações técnicas contratadas.
Algumas estratégias
As estratégias possíveis de serem utilizadas em ambas as manutenções podem ser sumarizadas em seis itens. Quando ocorrer falha num sistema ou componentes de produtos:
– Reparação no local;
– Remoção, reparação e recolocação;
– Remoção com a colocação de parte sobressalente, reparação em laboratório ou oficina de reparo;
– Remoção com a colocação de parte sobressalente, reparação em fábrica;
– Remoção, recolocação de peça sobressalente, com o descarte da peça defeituosa;
– Quando for preciso e para atendimento a legislação, cumprimento integral dos conceitos de logística reversa, assegurando um destino seguro às peças substituídas.
A escolha da estratégia apropriada e da unidade de troca (sistema, subsistema, componente ou peça) está relacionada basicamente com aspectos econômicos.
Porém em certas situações, outras considerações devem ser levadas em conta, como o mínimo tempo de conserto, principalmente quando o sistema operacional tem um elevado grau de utilização.
Tempos modernos
O que temos vivenciado atualmente, é que equipamentos são colocados em operação sem uma preocupação por parte dos fornecedores, em realizar exaustivos testes de campo, simulando em laboratórios, as reais condições de operação e utilização desses produtos.
Esta pressa em desovar produtos, tem causado graves transtornos para os clientes e usuários, causando prejuízos incalculáveis, tanto financeiros como morais.
Somente com um processo competente de elaboração de contratos, exigindo dos fornecedores um rígido controle das especificações, é que podemos tentar minimizar esses problemas.
Com a demanda crescente, aliada a velocidade de lançamento de novos produtos somados com o aumento do grau de exigência dos usuários, medidas sérias devem ser tomadas para evitarmos desgastes.
Contratos bem elaborados
Nada como um contrato bem desenhado, com cláusulas claras, imputando pesadas multas para quem não cumprir o que está acordado
Não podemos mais aceitar que a imagem das nossas organizações seja maculada por dificuldades advindas de problemas provocados por falhas técnicas em equipamentos adquiridos de fornecedores não idôneos.
Gestão Moderna impõe regras que devem ser seguidas por todos os fornecedores, afinal estamos num mundo convergente onde qualquer desvio é lançado no mundo virtual com um simples toque no teclado do computador, plantando no universo web o retrato das nossas empresas.
O resultado pode ser altamente positivo, quando as informações são boas e nefasto quando algo não vai bem.
Exijam nos contratos, que seus fornecedores sejam responsáveis e que estejam engajados em qualidade. É obrigação do comprador exigir e do fornecedor fazer cumprir contratos.
Conserto & Concerto
Transforme seu conceito de CONSERTO (de partes e peças) em um belo CONCERTO, onde os produtos e equipamentos adquiridos irão funcionar com eficiência, como nas empresas que utilizam Gestão Multimídia, balizadas pelas estruturas de Empresas Jazz, Rock, Samba e Clássica.
Em próximos artigos darei outros detalhes que experimentei na prática, e que resultaram em ganhos fantásticos.
Conteúdo criado para o Projeto Tocando sua Empresa – Palestra de Gestão Empresarial
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