«

»

out 11

Apagões a vista – Redes humanas – Palestra superação

 

Formação de  líderes no mundo convergênte

Inúmeros desafios deverão ser enfrentados pelas organizações nas próximas décadas no tocante a formação de líderes, principalmente nas áreas técnicas.

Os problemas deverão ser observados, enfrentados e solucionados, para que “Apagões” no conturbado cenário globalizado sejam minimizados ou eliminados e os gestores de empresas serão os principais atores neste cenário.

O futuro a Deus pertence, no entanto, se não dermos uma força, fatalmente teremos que enfrentar sérias dificuldades técnicas, operacionais e organizacionais nos próximos anos.

Escassez da mão de obra capacitada

Muito fosfato precisará ser queimado para desenvolvermos formas ágeis aos planos de capacitação. Sabemos que treinar líderes demanda tempo, recursos financeiros, muita criatividade e inovação. Alguns fatores devem ser enfrentados, entendidos e contornados como a convergência dos meios de comunicação, globalização, meio ambiente, escassez de mão de obra capacitada, entendimento das novas tecnologias, redes sociais e a evolução da internet.

No Brasil já estamos observando a carência por profissionais talentosos e treinados, justamente pela precariedade das nossas redes de ensino. Esse fato possivelmente implicará na internação de mão de obra técnica vinda de outros países, o que aumenta o problema. Como faremos para “tropicalizar” e adequar esse pessoal para as nossas reais condições de trabalho?

Para complicar ainda mais, presenciamos o propalado conflito entre a velha guarda e as novas gerações, principalmente os jovens da chamada geração Y (nascidos de 1978 a 2000).

O tempo voa e as desavenças entre os antigos e os novos é uma realidade, ocasionando diversos pontos de atrito que devem ser evitados a todo custo.

Gerações Y e Z

Especialistas em comportamento humano estão preocupados com estes jovens das chamadas gerações “Y” e “Z”. Como eles farão para gerir num futuro próximo os destinos das organizações, se na sua grande maioria são individualistas, rebeldes, insatisfeitos, mal treinados e arrogantes?

Ainda temos tempo de conectar os antigos profissionais com os novos, justamente para aproveitarmos todo potencial de conhecimento adquirido por estes especialistas ao longo dos últimos 50 anos, período no qual o mundo se tornou plano.

A união entre essas gerações irá azeitar o relacionamento e a troca de informações, assim como nivelar o conhecimento, trazendo ganhos incalculáveis para o conjunto da obra. A sabedoria dos antigos, somadas à garra dos novos fará com que as empresas se beneficiem da diversidade.

Conteúdo do ciclo de Palestras Motivacionais – Superação

www.vitaleweb.com.br

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>