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out 14

Etiqueta Empresarial: Encontros e Reuniões de Negócios

 

 

 

 Etiqueta empresarial – não pise na bola

O tema Etiqueta Empresarial deve ser estudado e praticado em um mundo globalizado, onde nos deparamos com parceiros e clientes vindos de outros países e com outros costumes. Uma postura profissional adequada deve ser seguida a risca, sob pena de causarmos má impressão ao cliente, ou até mesmo, deixarmos de fechar um negócio interessante.

Com alguns princípios básicos, tratamos os nossos pares com mais desenvoltura e espontaneidade.

O velho bom senso deve reinar, sempre mantendo o equilíbrio na maneira de vestir, conversar, conduzir uma reunião de trabalho, sabendo se portar num jantar de negócios, viagens ou até mesmo praticando um esporte. A possibilidade de causarmos um vexame deve ser eliminada por não termos conhecimento de como agir nessas situações. O inter-relacionamento também é um diferencial positivo a favor do profissional que sabe se portar adequadamente. O sucesso está intimamente ligado ao saber se comportar diante das diversas situações encontradas no dia a dia e a etiqueta está atrelada a este sucesso. Vence quem tem mais jogo de cintura e pratica as normas que regulamentam o comportamento no mundo dos negócios.

Regras de etiqueta devem ser seguidas

Existem centenas de regras de etiqueta e relacionamos a seguir, as mais relevantes, ou seja, algumas dicas importantes a serem seguidas nos encontros de negócios:

– Pontualidade nos compromissos assumidos;

– Saber se vestir, usando roupas discretas e combinadas, pois a primeira impressão é a que fica.

– Sorria sempre e não entre sem ser convidado.

– Sempre cumprimente o interlocutor, de forma afável, ao chegar, e só estenda a mão se o parceiro o fizer primeiro.

– Tenha em mãos o seu cartão de visitas.

– Olhe sempre nos olhos ao conversar.

– Preste atenção na conversa, aprenda a ouvir.

– Não cruze os braços, sente-se com elegância, bem acomodado e com o corpo    ereto.

– Não fale alto.

– Atender celular numa reunião – nem pensar!

– Um jantar de negócios é ideal para troca de informações e aumento do relacionamento com seu cliente.

– Para novos relacionamentos comerciais, o assunto negócio deve ser tratado após o almoço.

– Ao ser apresentado a pessoa deve se levantar – regra aplicada para homens.

– Evitar tapinhas nas costas e os beijinhos, a menos que você tenha muita intimidade com o seu cliente.

– Para as mulheres – levantar somente se a pessoa apresentada for idosa ou a anfitriã.

– Em eventos de gala, as mulheres podem cumprimentar sem tirar as luvas, porém quando for comer é bom lembrar de tirá-las.

– Caso você tenha convidado o cliente, antes de solicitar a comida e a bebida, pergunte aos convidados se eles querem sugerir algo.

– Não iniciar a refeição logo depois de sentar a mesa.

– Depois do brinde é que se começa a beber e é obrigatório que a pessoa tome um pouco da bebida, nunca colocar o copo sobre a mesa sem beber.

– Aguarde que o anfitrião comece a comer e acompanhe.

– Nunca retoque a maquiagem à mesa, assim como, nada de ajeitar o cabelo.

– Ao terminar a refeição, deixe o prato onde está, empurrar o mesmo para a frente é considerado uma gafe.

– Uso dos talheres como padrão de comunicação. O prato pode ser retirado deixando-se os talheres lado a lado, à direita do prato.

– Se você foi convidado, nunca reclame do restaurante, da comida e do serviço.

– Mastigue em silêncio e coma com a boca fechada.

– Saiba segurar uma taça de vinho, nunca a segure pelo bojo e sim pela haste.

– Em reuniões gastronômicas jamais palite os dentes em público, e também limpar os dentes com a língua é irreparável.

– Quem deve pagar a conta é o anfitrião, ou seja, quem convida paga a conta. O anfitrião deve informar o maitre, que ele irá pagar a conta. Caso não tenha informado, ele deverá colocar o cartão de crédito ao lado do seu prato. Não se esquecer de manter a conta longe da vista dos seus clientes.

– Não rir alto e nem dos erros alheios.

– Não fazer críticas e /ou falar mal de uma pessoa ausente.

– Caso cometa uma GAFE o melhor é deixar ela passar, é muito pior tentar consertar.

Bom encontro !!

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