Etiqueta empresarial – não pise na bola
O tema Etiqueta Empresarial deve ser estudado e praticado em um mundo globalizado, onde nos deparamos com parceiros e clientes vindos de outros países e com outros costumes. Uma postura profissional adequada deve ser seguida a risca, sob pena de causarmos má impressão ao cliente, ou até mesmo, deixarmos de fechar um negócio interessante.
Com alguns princípios básicos, tratamos os nossos pares com mais desenvoltura e espontaneidade.
O velho bom senso deve reinar, sempre mantendo o equilíbrio na maneira de vestir, conversar, conduzir uma reunião de trabalho, sabendo se portar num jantar de negócios, viagens ou até mesmo praticando um esporte. A possibilidade de causarmos um vexame deve ser eliminada por não termos conhecimento de como agir nessas situações. O inter-relacionamento também é um diferencial positivo a favor do profissional que sabe se portar adequadamente. O sucesso está intimamente ligado ao saber se comportar diante das diversas situações encontradas no dia a dia e a etiqueta está atrelada a este sucesso. Vence quem tem mais jogo de cintura e pratica as normas que regulamentam o comportamento no mundo dos negócios.
Regras de etiqueta devem ser seguidas
Existem centenas de regras de etiqueta e relacionamos a seguir, as mais relevantes, ou seja, algumas dicas importantes a serem seguidas nos encontros de negócios:
– Pontualidade nos compromissos assumidos;
– Saber se vestir, usando roupas discretas e combinadas, pois a primeira impressão é a que fica.
– Sorria sempre e não entre sem ser convidado.
– Sempre cumprimente o interlocutor, de forma afável, ao chegar, e só estenda a mão se o parceiro o fizer primeiro.
– Tenha em mãos o seu cartão de visitas.
– Olhe sempre nos olhos ao conversar.
– Preste atenção na conversa, aprenda a ouvir.
– Não cruze os braços, sente-se com elegância, bem acomodado e com o corpo ereto.
– Não fale alto.
– Atender celular numa reunião – nem pensar!
– Um jantar de negócios é ideal para troca de informações e aumento do relacionamento com seu cliente.
– Para novos relacionamentos comerciais, o assunto negócio deve ser tratado após o almoço.
– Ao ser apresentado a pessoa deve se levantar – regra aplicada para homens.
– Evitar tapinhas nas costas e os beijinhos, a menos que você tenha muita intimidade com o seu cliente.
– Para as mulheres – levantar somente se a pessoa apresentada for idosa ou a anfitriã.
– Em eventos de gala, as mulheres podem cumprimentar sem tirar as luvas, porém quando for comer é bom lembrar de tirá-las.
– Caso você tenha convidado o cliente, antes de solicitar a comida e a bebida, pergunte aos convidados se eles querem sugerir algo.
– Não iniciar a refeição logo depois de sentar a mesa.
– Depois do brinde é que se começa a beber e é obrigatório que a pessoa tome um pouco da bebida, nunca colocar o copo sobre a mesa sem beber.
– Aguarde que o anfitrião comece a comer e acompanhe.
– Nunca retoque a maquiagem à mesa, assim como, nada de ajeitar o cabelo.
– Ao terminar a refeição, deixe o prato onde está, empurrar o mesmo para a frente é considerado uma gafe.
– Uso dos talheres como padrão de comunicação. O prato pode ser retirado deixando-se os talheres lado a lado, à direita do prato.
– Se você foi convidado, nunca reclame do restaurante, da comida e do serviço.
– Mastigue em silêncio e coma com a boca fechada.
– Saiba segurar uma taça de vinho, nunca a segure pelo bojo e sim pela haste.
– Em reuniões gastronômicas jamais palite os dentes em público, e também limpar os dentes com a língua é irreparável.
– Quem deve pagar a conta é o anfitrião, ou seja, quem convida paga a conta. O anfitrião deve informar o maitre, que ele irá pagar a conta. Caso não tenha informado, ele deverá colocar o cartão de crédito ao lado do seu prato. Não se esquecer de manter a conta longe da vista dos seus clientes.
– Não rir alto e nem dos erros alheios.
– Não fazer críticas e /ou falar mal de uma pessoa ausente.
– Caso cometa uma GAFE o melhor é deixar ela passar, é muito pior tentar consertar.
Bom encontro !!