Banda larga brasileira – qualidade duvidosa
Segundo levantamentos da Akamai, fornecedora de serviços para melhoria de sites, a internet brasileira está abaixo da média mundial.
No final do século passado tínhamos velocidades de 9,6 Kbps (quilobits por segundo) o que era uma novidade na época, hoje transmissões acima de Gbps (gigabits por segundo) são comuns em certos países.
Um grande passo foi dado com a criação do PNBL (Programa Nacional de Banda Larga), pois mesmo não sendo fácil conseguirmos trafegar nessas auto estradas, já iniciamos a jornada rumo ao futuro.
Com o aumento da demanda por banda larga, por certo, os fornecedores de serviço terão que se adequar a este novo mundo da convergência e modernidade ao que chamamos Sociedade do Conhecimento.
Os altos valores praticados atualmente e a qualidade duvidosa do que é oferecido, são fatores que devem ser revistos, a concorrência e o livre mercado estão balizando os serviços disponibilizados.
Anos 60 – da válvula para o transistor
Quando estudava engenharia eletrônica nos anos 60, tive a oportunidade de presenciar a mudança das tradicionais válvulas para os transistores, tudo era uma novidade, uma semente foi plantada naquele período.
Uma grande e frondosa árvore foi gerada, produzindo frutos alicerçados em altíssimas tecnologias. Hoje já estamos colhendo componentes microeletrônicos aos quais chamamos faster, smaler, cheaper, cada vez menores, mais rápidos e com uma alucinante velocidade de processamento de sinais.
Em termos de tecnologia, nestes últimos 50 anos, saltamos de carruagens analógicas para naves digitais capazes de interligar pessoas posicionadas a milhares de quilômetros com um simples toque num teclado. Estamos a um toque de qualquer lugar e isto é simplesmente fantástico.
Skype falando de graça
Normalmente uma ligação telefônica nos anos 50/60, demorava 12 horas para ser completada. Hoje pelo skype, a custo zero, nos conectamos com amigos e parentes distantes, residentes em outros países, tudo ao vivo e a cores.
Estamos no caminho certo, já saímos do mundo analógico para um universo digital. Ainda bem que conseguimos presenciar estes fatos.