«

»

mar 20

Atendimento ao cliente – Encantamento palavra chave

Cliente Rei

De uns tempos para cá o foco das empresas está voltado ao cliente, personagem de difícil compreensão que deve ser bajulado e catequizado.

Ele é nosso patrão, nosso rei, nosso juiz e deve ter todos os seus desejos plenamente atendidos, sob pena de perdê-los caso não tenham seus egos satisfeitos.

Aquela velha máxima que cada cliente insatisfeito gera a perda de nove pessoas – já não é verdadeira. Hoje, uma notícia publicada numa rede social, provocada por um mau atendimento, pode simplesmente provocar um tsunami, causando perdas incalculáveis à imagem da empresa.

Paralelamente, temos a música cujos fundamentos  podem servir como exemplo, para que as empresas possam utilizá-la para encantar seus clientes.

Encantamento – palavra chave

Encantamento é a palavra chave, temos que surpreender clientes assim como boas bandas conseguem emocionar seus fãs.

Outro dia fui encantado com um excelente atendimento por parte do suporte da APPLE, que prontamente resolveu um sério problema do meu MacBook. O jovem atendente ficou comigo por quase 2 horas (on line) até que o problema de limpeza do HD fosse realizado, tendo me passado importantes dicas a respeito do sistema operacional da APPLE. Já apreciava a empresa criada pelo “Gurú Steve Jobs,” mas minha admiração cresceu exponencialmente com  este atendimento competente e esclarecedor.

A música não admite erro

Voltando a falar sobre a música, ela não admite erro! Qualquer nota fora, quebra de ritmo, falhas na harmonia, produz um grande desconforto nos ouvidos do público quebrando o efeito de envolvimento destes com o artista.

No Jazz o grupo musical é estimulado a utilizar a técnica da improvisação, pois o estilo abre espaço para que cada integrante possa criar e inovar, solando trilhas que demonstram sua habilidade e competência.

Treinamento é fundamental.

As longas horas de contato com o instrumento, o treinamento continuo e o talento do músico tem como consequência apresentações virtuosas e requer do artista superação diária, muita motivação e uma dosagem cavalar de sensibilidade.

Em outros estilos musicais os princípios são os mesmos, fundamentalmente a música tem necessariamente que atingir seu maior objetivo, emocionar pessoas.

Também as empresas devem ter como foco a plena satisfação dos seus clientes, fazendo com que estes, sempre se emocionem ao adquirirem serviços e produtos, fidelizando-os a sua marca.

Não existe fórmula mágica e sim muito bom senso para que sua estrutura possa ter um lugar de destaque neste mundo globalizado. Observe o que vem ocorrendo no cenário corporativo e siga ou copie os cases de sucesso, que podem ser levantados facilmente pela mídia.

O usuário está atento e não aceita que sua organização saia do ritmo, da harmonia e da melodia, sabendo interpretar com maestria um tema, o sucesso vai estar presente no dia a dia da sua organização.

Fique cauteloso e afine seus instrumentos, contrate músicos virtuosos para o seu time de colaboradores, somente assim você como Maestro ou Band Líder conseguirá emocionar seus clientes, ávidos por produtos e serviços com qualidade diferenciada e custos compensadores.

Conteúdo preparado para o Projeto Tocando sua Empresa – Palestras Motivacionais – www.vitaleweb.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>