Marketing Olfativo
O acúmulo de coisas velhas, projetos inacabados, tarefas não executadas, desorganização do seu local de trabalho, provocam um ambiente poluído, tanto mental como físico, não deixando que uma energia limpa seja sentida.
Como a limpeza é fundamental, é impressionante o resultado obtido quando adentramos num ambiente clean. A desorganização e acúmulo de objetos e coisas comprometem resultados.
Para que o rio corra caudaloso sem obstáculos é necessário que parte do tempo seja utilizada para a organização do ambiente laboral e limpeza da sua mente com pensamentos positivos. Para auxiliá-lo, passe a entender um pouco sobre uma potente ferramenta que poderá ajudá-lo, nesta nobre tarefa, o Marketing Olfativo – MO.
Mesmo na papelaria utilizada, o cheiro da empresa é adicionado, marcando presença e fixando a sua marca. O cheiro estimula áreas do cérebro responsáveis pela geração de sentimentos e é uma maneira diferenciada de fidelizar clientes.
Subliminarmente cheiros podem induzir emoções, sendo uma potente ferramenta de vendas, mas deve ser utilizada com parcimônia para não causar efeito contrário. Caso algum aroma não seja do agrado do cliente o resultado é negativo.
Quem já não sentiu o cheiro de carro novo. O setor automobilístico utiliza este artifício há muito tempo aguçando nosso cérebro através de sensações que trazem um imenso prazer ao adquirirmos aquele produto.
Sistema Límbico
Os aromas são bem recebidos de maneira emocional pelo ser humano, provocando sensações e reações de bem-estar, sensualidade e pode até controlar a dor. Os efeitos positivos e negativos acontecem porque células nervosas são estimuladas atingindo o sistema límbico, o que faz o cérebro liberar relaxantes ou estimulantes naturais.
Aromoterapia
Óleos e substâncias naturais extraídas de raízes, flores e folhas são amplamente utilizadas na ciência chamada Aromoterapia. Estas substâncias quando são dispersadas produzem efeitos que provocam uma fonte de estímulos a endorfinas, hormônios e enzimas que elevam o oxigênio atmosférico e reduzindo o mal cheiro e bactérias do meio ambiente.
O Marketing Olfativo tem seus fundamentos calcados nos princípios citados nos parágrafos anteriores que servem como uma maneira pró ativa de atrair clientes, mantendo-os ligados a sua marca.
Alguns setores utilizam o MO em larga escala. São eles, lojas, shoppings, clínicas de saúde, spas, hotéis, salões de beleza, escritórios e eventos.
Para aumentar o tempo de permanência de clientes nos locais incrementando as vendas, para fixação da sua marca junto aos clientes, para deixar o ambiente clean, passe a estudar e utilizar o MO.
A experiência brasileira neste setor é pífia. Inúmeras empresas, mesmo as que atuam nos segmentos voltados às classes altas, desconhecem o potencial do Marketing Olfativo, e acabam confundindo e misturando as fichas, adquirindo sprays baratos comprados em lojas e supermercados, deixando o ambiente sem uma identidade própria.
Nada é criado por acaso, conceitos focados no seu público alvo, análise do perfil da empresa, produtos comercializados, faixa etária dos clientes, sexo, classe social e cultural, poder econômico, devem ser analisados e estudados para que o efeito seja positivo.
Não dê um tiro no escuro, caso queira adentrar no mundo mágico do MO, procure um especialista para auxiliá-lo a definir o melhor cheiro para sua marca.