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abr 21

Ócio Criativo prolongue sua vida

 

Ócio Criativo no mundo empresarial

As teorias revolucionárias do sociólogo italiano Domenico De Masi provocam no mundo corporativo uma quebra de paradigmas e foca na interação entre trabalho, estudo, jogo e lazer. Ele ressalta que é importante que todos saibamos cultuar nosso tempo livre e nele concentrar nossas potencialidades.

A conjugação de trabalho e lazer eleva a auto estima, auxiliando o bom desempenho do  funcionário dentro e fora do ambiente laboral.

Muitas ações podem ser criadas pelo empregador, para minimizar o estresse do dia a dia, algumas de fácil implementação e praticamente sem custos.

Utilize a música como ferramenta

Como exemplo cito a utilização da música como ferramenta alavancadora de bem estar para trabalhadores.

Algumas empresas criam seus corais, patrocinam eventos culturais musicais e até mesmo incentivam músicos da casa a se apresentarem em eventos internos e externos.

Tempos atrás quando trabalhava na antiga Telebrás, tínhamos uma banda formada por empregados da empresa, seu nome Vôo Livre, se apresentava todas as semanas no clube da empresa, em Brasília. A cada apresentação da banda, os demais funcionários ficavam bastante felizes e participavam ativamente dos shows.  Além da integração dos músicos da casa, o envolvimento com o público era sensacional, deixando para traz os problemas do dia a dia.

Projeto Tocando sua Empresa

Meu projeto Tocando sua Empresa, Palestras Motivacionais, onde faço uma analogia entre gestão de empresas e a música tem sido muito utilizado por dezenas de empresas em eventos corporativos, justamente por utilizar a música como pano de fundo.

Para quebrar paradigmas e estreitar o relacionamento do time de colaboradores, o conteúdo apresentado consegue transmitir de maneira lúdica, modernos conceitos de gestão através da música, comprovando a eficiência  da arte em auxiliar gestores na condução de empresas  modernas.

O concurso de bandas adotado no final da palestra, tem se mostrado excelente meio de integração e lazer. O time de colaboradores é dividido em grupos, cada qual escolhe uma música conhecida para apresentação em plenário. Após um rápido ensaio, justamente para mostrar superação e união, o grupo regressa ao plenário onde apresenta o tema ensaiado para um júri formado por colegas de trabalho. O melhor grupo avaliado é ovacionado pelos demais amigos, demonstrando que a música, além de provocar emoção une as pessoas, quebra o estresse e motiva o time a continuar colaborando ativamente com a organização.

O Profeta De Masi

De Masi, o profeta deste assunto defende que ócio criativo não quer dizer repousar, perder tempo ou não fazer nada, rendendo-se à preguiça. Como ócio criativo, diz ele, “entendo aquela atividade humana em que convergem e se confundem o trabalho com que criamos riqueza, o estudo com que criamos conhecimento e o jogo com que criamos alegria. É a atividade do artesão, do artista, do empreendedor, da dona de casa, do cientista quando desenvolvida com curiosidade, motivação, criatividade e satisfação”. E complementa dizendo que “se a vida média útil de um ser humano tem hoje cerca de 530 mil horas, o tempo médio gasto com o trabalho é de apenas 80 mil horas (considerando a jornada universal de 40 horas por semana). Restam 220 mil horas, passadas dormindo, e mais 220 mil horas livres, reservadas para a pessoa fazer o que lhe der na telha. Esse tempo pode ser aproveitado de maneira criativa, saudável e produtiva, no sentido mental e físico.”

Entretenimento e lazer se bem dosados são bastante úteis para a melhoria do cenário produtivo das empresas. “Cada vez mais veremos empresas operando como uma Banda de Jazz” ressalta Peter Drucker.

Conteúdo criado para o Projeto Tocando sua Empresa – Palestras Motivacionais – www.vitaleweb.com.br

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