«

»

fev 04

Marketing Digital

 

Velho marketing e o marketing digital

Onde foi parar o velho marketing? Como tudo o que acontece no mundo globalizado, sua eficácia esta diminuindo!

Malas diretas, propagandas em folhetos, outdoors e mesmo alguns anúncios em TV estão tendo uma queda. Daqui para frente a grande massa de usuários está cada vez mais conectada a rede mundial de computadores. Os grandes veículos de comunicação já possuem alternativas muito interessantes no mundo digital.

As redes sociais estão presentes

As redes sociais mostram com muita transparência que o potencial do veículo internet é avassalador.

Facebook, Twitter, Linkedin, Google+, dentre outras redes, podem disponibilizar acesso direto e rápido num meio de comunicação totalmente eficiente, moderno e instantâneo, muitas delas sem nenhum custo.

Para empresas que querem economizar rios de dinheiro, a utilização do meio eletrônico é fantástica e competente, além de manter aberto um canal de comunicação permanente com o usuário final.

Iniciativas de marketing online, se bem dosadas, facilitam a sua localização, propiciando a interação cliente X empresa.

Quem quiser sobreviver neste novo mundo, tem obrigatoriamente que se exercitar na prática de estabelecer e aprender como criar estratégias de marketing digital, escolhendo as ferramentas disponíveis e corretas para cada caso.

O marketing de guerrilha está ai ao alcance de todos. Através dele criamos uma comunicação bidirecional com os nossos usuários, focando em grupos que realmente possuem interesse naquilo que queremos oferecer.

Evolução do marketing no tempo

A época da comunicação de massa já passou. Naquele tempo o veículo ideal era a televisão, onde uma informação era massificada e imposta aos milhares de telespectadores.

A seguir, tivemos a fase da utilização do marketing direto, onde milhões de conteúdos eram lançados e encaminhados aos clientes, causando uma invasão nos domicílios com toneladas de lixo postal, cujo resultado era inócuo e perturbador. Nas localidades do interior ainda é muito comum este tipo de encaminhamento, dispendioso, antiecológico, desnecessário e poluidor do meio ambiente.

Marketing social – realidade presente

Atualmente o marketing social é o que realmente funciona, sua tendência é ficar cada vez mais ativo e eficiente. Somos localizados com facilidade criando, como disse, um competente canal de comunicação bidirecional.

Os questionamentos e problemas detectados em campo são comunicados de imediato, propiciando uma rápida tomada de ação por parte dos fornecedores na resolução dos impasses.

Um outro fator importante deste novo cenário é que comunidades são formadas abrindo canais fáceis de comunicação entre parceiros, um bom motivo para quebrar o isolamento em que grande parte da população contemporânea enfrenta nas grandes cidades.

Rádio peão digital – propagação de boas e de más notícias na velocidade da internet

Mesmo a velha rádio peão, muito comum nos meios empresariais, onde uma fofoca era contada ao pé do ouvido e propagada por todo seio das organizações, mudou de forma, atualmente ela é digital. Redes sociais são utilizadas em larga escala, aumentando em muito a velocidade de propagação de boas e de más notícias.

Como o assunto é novo e polêmico, diversas empresas não sabem como gravitar neste novo mundo, fato este que acaba por deixá-las no velho mundo analógico, retrogrado, ineficaz e cheirando mofo.

Envolva seus clientes e compradores utilizando sem parcimônia os modernos conceitos de marketing digital, obviamente aprendendo a entender os fantásticos benefícios proporcionados pela modernidade eletrônica digital.

Eficiência e ineficiência – palavras de Bill Gates

Para finalizar, umas palavras de Bill Gates: a primeira regra de qualquer tecnologia utilizada nos negócios é que a automação aplicada a uma operação eficiente aumentará a eficiência. A segunda é que a automação aplicada a uma operação ineficiente aumentará a ineficiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>