«

»

nov 12

Apresentações ao vivo

 

Atenção com a qualidade das apresentações ao vivo

Com o aparecimento da internet as apresentações institucionais, de produtos, de cursos, palestras devem ser preparadas com muito zelo e ferramentas de boa qualidade estão disponíveis no mercado.

Também o apresentador deve estudar como proceder, para causar impacto junto ao público, utilizando algumas dicas sem as quais o resultado esperado é pífio.

Roteiro leve como numa peça teatral

A preparação de uma palestra deve, antes de mais nada, possuir um bom roteiro, de forma semelhante a uma peça teatral ou mesmo um filme.

Uma conexão emocional é fundamental para criar um link entre o apresentador e seu público. Para tanto, o assunto a ser explanado deve ser recheado de multimídia, vídeos e som, além de conteúdo focado no objetivo do encontro.

Os princípios desnecessários devem ser abolidos, deixando o texto bastante enxuto e direto. No entanto devemos prestar atenção nos pontos relevantes a serem transmitidos.

Estude com carinho o perfil dos ouvintes

O nível dos ouvintes deve ser estudado com antecedência. Não podemos subestimar nem superestimar quem irá nos assistir, recomenda-se uma dose exata do remédio a ser aplicada.

Apresentações são ideais para transmitirmos os fundamentos e conceitos de um determinado assunto. Já as especificações e detalhamentos podem ser guardadas para encontros mais reservados, onde documentos são analisados com maior profundidade.

Para causarmos um grande impacto na audiência, faz–se necessário que o objeto da palestra seja direto e preciso, obviamente sem nenhum exagero.

Os valores e números apresentados devem ter uma correlação com algo palpável e de fácil discernimento pelos ouvintes.

Evite utilizar termos técnicos

Termos técnicos devem ser evitados, sob pena de deixar o barco afundar.

Auto elogio é nefasto, evite se elogiar. Demonstre para sua platéia fatos e dados e deixe que a audiência formule os elogios. Um roteiro bem elaborado conduz o público a tirar suas conclusões a respeito do assunto apresentado.

Quando nos preocupamos com o que pode melhorar a vida das pessoas, nossa mensagem fica bem mais contundente. Mensagens criadas desta forma são bem aceitas pela audiência.

Bons exemplos aumentam a credibilidade do conteúdo

Tomar cuidado com exemplos é importante e podem aumentar a credibilidade do conteúdo.  Caso contrário, exemplos mal colocados podem abalar a apresentação.

Com um roteiro bem elaborado, podemos partir para a criação do visual da apresentação. Este assunto será publicado em outra matéria.

Lembre-se que um suporte visual criado em multimídia pode enaltecer sobremaneira um discurso verbal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>