«

»

out 23

Engenharia de segurança

 

Caos na infraestrutura de redes

Como consultor e engenheiro de segurança, tenho procurado ficar calmo, mas diante da situação em que se encontra a nossa infraestrutura não dá para ficar calado.

Praticamente muitos setores estão de certa forma deixando a desejar, mas no meu ramo de atividades, telecomunicações, realmente a situação esta crítica.

Quem trabalhou até a os anos 90, antes da privatização, pode lembrar que mesmo com todo engessamento, falta de investimentos, tecnologia analógica, tínhamos regras claras e normas técnicas que eram seguidas religiosamente pelas 28 empresas operadoras mais a Embratel, bem ou mal as coisas funcionavam e tínhamos para quem reclamar.

Pós privatização é inegável que avançamos muito. Somados com a introdução da internet estamos vivendo novos tempos: a era da convergência, dos tablets, iphones, banda larga, eliminação de distâncias, telepresença, comunicação interativa, redes sociais, governos digitais, cidades digitais e assim por diante.

Toda evolução tecnológica trás consigo enormes benefícios para a sociedade, no entanto,  esta  modernidade, gera uma série de outras atividades básicas sem as quais o sistema fica emperrado gerando desgastes, insatisfação dos usuários, reclamações, prejuízos para os fornecedores etc.

A sociedade exige serviços de qualidade

O governo tenta atender a população que clama por serviços de qualidade, mas os fornecedores por motivos que desconheço estão enfrentando uma série de dificuldades quanto a condução dos processos.

Quanto as condições da nossa infraestrutura, item que venho acompanhando nos últimos anos, noto uma violentíssima degradação, gerada por uma série de fatores.

Alguns fornecedores de serviços, parecem estar no rumo certo quando tratamos de redes aéreas,  mas são prejudicadas pelo desentrosamento entre os atores envolvidos, elenco formado pelas companhias de energia, operadoras de telecom e TV a cabo.

Nas redes canalizadas o ambiente também é critico, existem diversas empresas disputando os limitados espaços disponibilizados, tais como: serviços de gás, agua potável, esgoto, serviços de transito, redes telefônicas, redes elétricas, outros. Basta analisarmos a grande diversidade de tampões de caixas subterrâneas existentes nas ruas e avenidas das nossas cidades.

Cabos dependurados nos postes demonstra descaso

No caso  específico de redes aéreas, o descaso esta causando um cenário fantasmagórico nas cidades brasileiras, basta olharmos para uma maçaroca de cabos dependurados de forma desordenada nos postes das diversas concessionárias.

As constantes trocas de postes, sem a devida coordenação entre as empresas que utilizam o meio, deixam o ambiente  poluído visualmente.

Temos centenas de normas técnicas, regulamentos, especificações,  Normas Técnicas Brasileiras NBR da ABNT, Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, que deveriam estar sendo seguidas, mas a realidade mostra que pouca coisa esta sendo feita de forma coerente.

A importancia da NR 10

A NR 10Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade é perfeita, se seguida a risca minimizaríamos os desacertos encontrados.

Esta Norma estabelece como princípio:

10.1 – Objetivo e campo de aplicação:

10.1.1 Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a SEGURANÇA e a SAÚDE DOS TRABALHADORES que , direta ou indiretamente, interajam em instalações e serviços de eletricidade.

10.1.2 Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção. Montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e QUAISQUER TRABALHOS realizados nas suas PROXIMIDADES, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

Lembro que o segmento de telecomunicações tem que atender integralmente o que esta regulamentado.

A Comissão Tripartite Permanente de Negociação do Setor Elétrico no Estado de São Paulo, elaborou um trabalho completo sobre Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidades NR – 10 – Manual de Treinamento que se encontra disponibilizado na internet, vale a pena verificar o documento muito bem redigido.

Pelo exposto, vamos aguardar que algo vindo de cima possa ocorrer, chamando os diversos interlocutores para um bate papo, e dai quem sabe os problemas possam ser minimizados.

Conteúdo criado pela www.vitaleweb.com.br

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>