Manutenção garante a qualidade de produtos e equipamentos
O objetivo principal deste artigo é introduzir conceitos sobre manutenção visando orientar a elaboração de Editais e Contratos, nas cláusulas que versam sobre “garantia da qualidade” de produtos e equipamentos.
Com a grande diversidade de novos produtos e equipamentos disponibilizados no mercado, o item manutenção deve ser observado com muito carinho, pois as falhas geradas em sistemas, provocadas por desleixo, desconhecimento, economia, falta de treinamento e visão distorcida da operação estão causando sérios transtornos e prejuízos para usuários e organizações.
A manutenção para ser bem feita carece de conhecimento técnico e investimentos na formação da mão de obra, equipamentos de apoio adequados e principalmente, que os empresários saibam valorar esses serviços.
O que tenho percebido, é que uma visão míope por parte de algumas empresas tem ocasionado uma queda acentuada na qualidade dos serviços, com um mar de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor.
Contratação de empresas prestadoras de serviços e fiscalização
A contratação de empresas prestadoras de serviços e de equipamentos pelo menor preço, indubitavelmente abre caminho para a inoperância.
Estamos num novo tempo onde a sujeira não dá mais para ser colocada debaixo do tapete. A era digital requer dos prestadores de serviços e fabricantes, uma aguçada visão de futuro, muita competência técnica, inovação e criatividade.
O usuário está cada vez mais exigente e atento para o que é disponibilizado e quem não se enquadrar, quebra.
Tipos básicos de manutenção
O trabalho de manutenção pode ocorrer por duas razões básicas:
– Manutenção preventiva é aquela desempenhada para manter um sistema ou equipamento em condições satisfatórias, programando inspeções sistemáticas visando detecção e correção de falhas antes que elas ocorram ou se desenvolvam em falhas maiores.
– Manutenção corretiva é aquela desempenhada de uma maneira não programada, visando colocar os equipamentos numa condição de operação satisfatória pela correção imediata das falhas que causaram degradações no desempenho do equipamento ficando fora das especificações técnicas.
Portanto, quando ocorrer falha num sistema ou componente dos equipamentos ou produtos, as estratégias possíveis de serem utilizadas em ambas manutenções podem ser sumarizadas em cinco itens:
– Reparar no local;
– Remover, reparar e recolocar;
– Remover, colocar a peça sobressalente, reparar na oficina especializada;
– Remover, colocar peça sobressalente, reparar na fábrica;
– Remover, recolocar peça sobressalente, descartar peça defeituosa.
Assim, a escolha da estratégia apropriada e da unidade de troca (sistema, subsistema, componente ou peça) está relacionada basicamente com aspectos econômicos.
Porém, em certas situações, outras considerações devem ser levadas em conta como o mínimo tempo de reparo quando o produto ou equipamento tem uma grande demanda operacional.
Os fatores envolvidos na escolha são:
– Taxa de falhas;
– Custo dos sobressalentes;
– Custo do estoque;
– Custo de transporte;
– Facilidades requeridas na manutenção;
– Equipamentos de teste;
– Habilidade técnica do pessoal de manutenção;
– Modularidade do equipamento;
– Outros itens relevantes.
Finalizando este artigo vou abordar as atividades da manutenção.
Manutenção é uma ação ou série de ações, manipuladoras e cognitivas, requeridas para antever uma ocorrência de falha ou para restabelecer as condições satisfatórias de operação de um equipamento.
Estas condições podem ser consideradas produtivas e remanescentes.
Ações produtivas são aquelas voltadas para manutenção ativa somadas ao tempo gasto para desempenhá-las:
– Montagem e desmontagem
– Inspeção, teste (estático e dinâmico), e medições necessárias à elaboração do diagnóstico e localização do defeito;
– Remoção e recolocação (reparo);
– Testes finais;
– Limpeza e condicionamento.
Ações remanescentes são as não produtivas e o tempo gasto para desempenhá-las também denominadas Tempo de Espera:
– Suprimento de materiais;
– Preparação de relatórios e ou fornecimento de informações;
– Itens de contingência;
– Tarefas administrativas;
– Treinamento da mão de obra.
Algumas citações:
“Dificilmente existirá alguma coisa neste mundo que alguém não possa fazer um pouco pior e vender um pouco mais barato. E as pessoas que consideram preço somente são suas merecidas vítimas” (JOHN RUSKIN – Filósofo inglês).
“O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano” (ISAAC NEWTON).
“Há uma maneira de fazer melhor – encontre-a!” (THOMAS EDISON).
“Existem apenas duas coisas infinitas – o universo e a estupidez humana. E não tenho tanta certeza quanto ao Universo” (ALBERT EINSTEIN).