«

»

out 19

Gestão Empresarial

Bolero ou valsa

Em ritmo de bolero não iremos longe, tão pouco dançando valsa chegamos rápido no nosso destino.

O ritmo atual é o eletrônico, muito barulhento, agitado, com sons marcantes mas sem conteúdo nenhum, faltam harmonia e melodia.

Como devemos dançar neste baile contemporâneo?

Para os jovens parece estar tudo bem, mas para os gestores analógicos esse ruído gera desconforto e irritação.

Digital x analógico

Um meio termo é sempre bem vindo, que tal um blues, um rock ou até mesmo um pop, acabamos satisfazendo tanto os personagens digitais como os antigos analógicos.

As organizações do século XXI devem ter diversos ritmos associados, com belas harmonias, para que os processos criativos possam gerar sons melodiosos que possam energizar o time a produzir com qualidade, gerando os tão almejados resultados para as empresas.

Na música, mesmo em pequenos grupos, o time tem necessariamente que saber tocar, não dá para se tirar bom som com músicos medíocres. Quem não tem competência procura outra forma de arte.

Grandes orquestras

Em grandes orquestras cem por cento dos profissionais músicos mais o maestro, devem ser virtuosos intérpretes, para que as peças sejam apresentadas com beleza, leveza e emoção. Nas organizações, de forma análoga à música temos que ter um núcleo profissional formado por especialistas competentes e engajados na filosofia fim da empresa, que é gerar riqueza contribuindo para que a sociedade seja beneficiada.

Quem não estiver afinado pelo diapasão empresarial, deve abandonar a banda para não ter que ser alijado a força do grupo.

Ter aptidão é um fator básico e fundamental para poder permanecer tocando nesse conjunto musical empresarial.

Cabe ao profissional estar consciente que só depende dele a sua ascensão, os velhos apadrinhamentos pertencem ao passado. Atualmente ou você é produtivo ou vai ser sumariamente demitido.

Nenhum empresário banca incompetentes, procure se adequar às novas estruturas empresariais. Até o século passado, muitos profissionais não eram forçados a participarem de programas de reciclagem, a tecnologia evoluía a passos lentos, muitas vezes o empregado ficava a vida toda trabalhando numa única atividade, até sua aposentadoria.

Hoje em dia fique com os olhos abertos, enfie a cara literalmente nos estudos, tanto on line como cursos presenciais e técnicos, aprenda o inglês, mandarim, francês etc.

O profissional vale pelo peso do seu conhecimento

Tente morar no exterior nem que seja por um período não muito longo, e aproveite este tempo para soltar a língua, absorvendo conhecimentos e vasculhando novas culturas.

O profissional global já é uma realidade, saia da toca e enfrente leões internacionais, trace o seu destino quando novo, não tenha medo de sair pelo mundo lavando pratos e limpando chão.

Tudo o que você fizer de produtivo, irá somar ao seu portifólio profissional que com certeza irá melhorar seu CV internacional, transformando-o num ser diferenciado e valorizado no mercado nacional.

Parta para a luta, não esmoreça, dedique-se, aprenda novas culturas, seja ético, poliglota, atencioso, honesto, bom técnico, bom caráter, boa praça e nunca se esqueça de agradecer quem tem procurado te ajudar.

Cultive amizades e construa sua rede, vivemos neste mundo globalizado onde o que vale é termos relacionamentos interpessoais especiais, que podem corroborar conosco tanto nos momentos bons como em tempos de crise.

Num futuro próximo irá se destacar quem detiver os pontos e os quesitos citados neste artigo. Esta é uma simples referência que recomendo aos mais jovens, obviamente existem mais uma centena de pontos que devem ser estudados, melhorados e seguidos por todos aqueles que estarão no comando das organizações do futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>