«

»

set 28

Michael Porter e a saúde!

 

Como pode um hospital não gerenciar a saúde?

Temos presenciado verdadeiros shows de incompetência no setor de saúde, como ocorrido dias atrás, onde inúmeras crianças contraíram tuberculose dentro das dependências de um centro de saúde. Na minha opinião, os dirigentes deveriam ter suas credenciais caçadas e a entidade fechada. É inconcebível que fatos como este venham a ocorrer no ano de 2012. É o fim do mundo!

Após o incidente vem o departamento de explicação, mas nada justifica o descaso como somos tratados quando o assunto é vida.

Michael Porter escreveu anos atrás o livro – Repensando a saúde, onde narra com muita propriedade o que fazer para colocar ordem na casa.

Modernos sistemas de gestão devem ser implementados

Modernos sistemas de gestão no setor estão sendo implantados em unidades hospitalares ao redor do mundo. Saúde é coisa séria e tem que ser tocada com competência. Em primeiro lugar o paciente, a seguir o lucro.

Quando partimos para a saúde pública o cenário fica ainda mais crítico. Os governos não dão conta de atender prontamente a população!

Porter menciona que é necessário repensar o modelo de sistemas de saúde e somente com mudança focada em competição baseada em valor é que teremos bons resultados.

Outra citação importante do guru: o sistema remunera e reconhece os profissionais pela “doença”, pelo volume e não pelos resultados obtidos.

Toda a cadeia de valores tem que ser mudada! Para que o modelo por competência tenha êxito, indicadores precisos deverão ser adotados para o acompanhamento dos resultados.

A integração entre os diversos centros é fundamental para agilização nos processos de recuperação dos pacientes.

Na era da convergência total dos meios de comunicação, temos sistemas e ferramentas capazes de facilitar a troca de informações entre organizações em tempo real. Desta maneira é só utilizar as facilidades existentes no mercado, para promover o encaminhamento de dados de pacientes, prontuários eletrônicos, imagens etc.

Criação de centros de saúde altamente especializados

Ao invés de centros de saúde generalistas é necessário a implementação de centros altamente especializados, onde as informações captadas por cada unidade são disseminadas para outros, facilitando a cura e os resultados obtidos.

Para dar resultados, o tratamento gerencial no setor de saúde, como numa organização, deve utilizar métodos de gestão competentes, premissa básica que deve ser adotada neste nosso novo século para quem quiser prestar serviços com qualidade diferenciada.

Não podemos admitir que falhas ocasionadas na cadeia de valores do setor, pela falta de visão gerencial, possam continuar a provocar danos irreversíveis para os pacientes,  que são os principais atores desse espetáculo.

Vale a pena todo o segmento de saúde estudar os preceitos do professor Michael Porter. E as opiniões deste autor, mesmo sendo criadas para a realidade americana, podem gerar muitas idéias e inovações a serem aplicadas aqui no Brasil.

 

Algumas citações de Michael Porter: 

“O valor tem que ser baseado nos resultados obtidos na melhora do paciente em relação ao dinheiro investido. Enquanto o foco não for esse, todo o sistema de saúde terá soma zero”.

“Temos uma tecnologia tremenda, técnicas modernas, mas os hospitais continuam a funcionar do mesmo modo que há 10 anos. Não é por falta de boa intenção dos médicos que as coisas não mudam. O sistema tem que ser reestruturado”.

“O comportamento de todo mundo tem que mudar. Governo, planos de saúde, fornecedores, médicos, hospitais e usuários têm que mudar o seu jeito de ver a saúde. Parece óbvio, mas ninguém está disposto a fazê-lo”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>