«

»

set 25

Tecnologia de ponta

Tudo na nuvem

Tudo mudou e estamos nos deparando a cada dia com novidades tecnológicas ultramodernas que são inseridas sem parcimônia, nos nossos lares, empresas, lazer, cidades, bancos etc.

A conectividade total é nossa estrada tecnológica, pois agrega: equipamentos de última geração, imagens com altíssimas definições, internet na nuvem, miniaturização de equipamentos e produtos, usabilidade facilitada através de interfaces humanizadas, radiodifusão digital, 3D, 4G, 5G, realidade virtual, tablets, iphones etc.

Com a convergência de meios, tudo se conecta. Mas dependemos cada vez mais de banda larga de qualidade, para que possamos usufruir dessas modernas tecnologias.

Acontece que, muitas vezes, o que é disponibilizado não atende a demanda necessária. Serviços com qualidade duvidosa são comercializados, e o pior, como podemos checar o que estamos pagando se não temos ferramentas adequadas para gerir?

Enquanto a tecnologia de ponta vai se desenvolvendo, os provedores de serviços parecem estar andando de marcha ré. Basta que observemos o caos da nossa infraestrutura (redes de cabos ópticos, torres, canalização subterrânea, serviços oferecidos, qualidade nos acessos, preços praticados, atendimento dos call centers das empresas, projetos mal feitos, falta de fiscalização nos serviços, qualidade dos produtos comercializados, conhecimento técnico do pessoal envolvido etc).

Mesmo com a desordem instalada, temos o outro lado da moeda, que continua desenvolvendo as novidades tecnológicas. Algumas eu estarei relatando a seguir:

Interfaces Humanizadas – centenas de equipamentos estão disponíveis no mercado, agregando facilidades com comando de voz, identificação do usuário pela íris, impressão digital pela fisionomia e mais uma dezena de novidades.

Até mesmo para deficientes físicos, soluções extraordinárias estão sendo criadas, como sistemas que facilitam a interação desse time com as máquinas e sistemas.

Como exemplo, aqui no Brasil já temos desenvolvido sistemas que conseguem facilitar a comunicação homem x máquina utilizando a linguagem LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais.

4G  já está sendo implantado. A quarta geração do celular, propicia velocidades de acesso de até 100 megabits por segundo (Mbps), viabilizando a transmissão de vídeos de alto padrão, integração de redes, mídias sociais e transporte de grandes pacotes de informação. Só que por aqui tudo parece ser diferente. O atual 3G está comprometido com repetidas quedas de ligação, serviços de qualidade ruim, elevadíssimos custos para os usuários, índices altos de reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor. Pouco está sendo feito para minimizar o cenário comprometedor.

Dynamic Broadcasting – fusão da TV, rádio e web com alta qualidade de som e imagens digitais. Como o nosso Espectro de Frequência é finito, este novo sistema que está sendo desenvolvido pelos pesquisadores do Instituto Fraunhofer da Alemanha  irá aproveitar de modo mais racional o tal Espectro, permitindo que mais canais de qualidade sejam criados. De onde estivermos, teremos acesso a qualquer canal de TV ou rádio do mundo em quaisquer dispositivos de uso pessoal.

ICloud – tudo na nuvem – mais de 1 bilhão de pessoas no mundo já estão literalmente dentro da nuvem e a tendência é que este número cresça bastante. Na nuvem armazenamos informações, multimídia, programas, aplicativos, dados gerais, bibliotecas digitais, arquivos pessoais, enfim, uma grande massa de informações. Por outro lado, na nuvem podemos baixar centenas de arquivos, CDs, filmes, programas etc. Modernos sistemas de proteção estão sendo desenvolvidos, para assegurar a privacidades das informações hospedadas nesse ambiente.

Smart TV – com o aumento do interesse do usuário em baixar aplicativos e filmes, acessar sites, jogos, fazer compras e mesmo navegar na internet, nasceu o conceito de Smart TV que resulta da convergência entre a TV, o computador e a internet, também conhecida como TV-PC-WEB. Para facilitar a popularização dessa nova televisão, alguns fabricantes criaram a SMART TV ALIANCE, uma aliança internacional entre alguns gigantes do setor, para padronizar as interfaces.

UD – Ultra Definition ou HD High Definition – já estão disponibilizadas no mercado e possuem uma resolução fantástica. O número de pixels das novas telas é muito superior aos modelos tradicionais, apresentando grande nitidez, contraste  e cores diferenciadas. Dentre as telas mais modernas destaco: LED, Neo Plasma ou LED Orgânico. Como todo lançamento de ponta, os valores desses equipamentos são proibitivos para a grande massa de usuários.

Além dessas novidades podemos elencar mais uma centena de novas criações, pois a cada dia nos deparamos com algo novo.

Para que tudo rode nessas estradas tecnológicas, cabe ao governo fazer respeitar as normas técnicas, exigindo dos provedores, que padrões de qualidade sejam seguidos, sob pena de pagarem pesadas multas quando as exigências não forem cumpridas.

Caso nada seja feito, estaremos tentando trafegar nas auto estradas digitais, com excelentes equipamentos de ponta, mas com uma velocidade de carro de boi tendo pelo caminho inúmeros mata burros, buracos e curvas perigosas.

O aumento da demanda tem provocado na indústria e centros de pesquisa, uma constante busca por inovação e de certa forma, estamos presenciando uma agressiva evolução neste segmento, com novidades superinteressantes sendo disponibilizadas todos os dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>