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mar 16

MARCAS


 

Quem não cuidar, dança.

Grandes investimentos com mídia não são mais os únicos balizadores para a criação e manutenção de marcas.

Uma derrapada na curva joga a organização no buraco, provocando uma mácula indelével na imagem da empresa, muitas vezes irrecuperável.

Como as notícias correm no mundo web, toda a atenção deve ser dada as opiniões dos clientes senhores absolutos da situação.

Todos os dias nos deparamos com verdadeiros absurdos provocados por empresas descompromissadas e ultrapassadas, as quais parecem estar lidando com um público ignorante e desinformado.

Não estou citando pequenas empresas e sim organizações internacionais que gravitam aqui no nosso mercado e que por uma questão ética estarei preservando nomes, mas em qualquer site de reclamações, como por exemplo o www.reclameaqui.com.br, os desajustados possuem um lugar de destaque.

O interessante é que os direitos dos consumidores são desrespeitados e quando reclamamos sempre existe um gerente idiota pronto para dar desculpas empurrando o problema detectado com a barriga.

Procon – porta de entrada das reclamações

Para nossa sorte temos as leis de defesa do consumidor e o PROCON, que tem se mostrado bastante eficiente e obtendo bons resultados.

Gostaria de saber se empresas brasileiras com filiais em outros países podem agir da forma com que os gringos praticam aqui, mas tenho certeza que não!

Para felicidade geral o brasileiro está aprendendo a reclamar, basta observarmos os dados publicados pela mídia.

Recalls, comida adulterada, telefones com defeito, tarifas bancárias erradas, serviços mal prestados, vendas online e outros problemas estão sendo denunciados por clientes atentos.

Utilize as redes sociais

Pelas redes os provocadores são caçados num curto espaço de tempo, tendo suas caras colocadas na web.

Quem não dá retorno rápido ao cliente obtém resultados negativos direto no bolso e na imagem.

O que realmente devemos fazer é denunciar pela web tudo o que não estiver correto, pois lugar de malandro é na cadeia e somente desta forma é que estaremos praticando a cidadania.

Para as multinacionais que estão no nosso território, que procurem trabalhar de forma honesta e correta, para que possam permanecer explorando o nosso mercado de maneira justa e responsável.

Caso não tenham esta intenção, o bom é que voltem para seus países de origem o que não deve ser um bom negócio, posto que a situação lá fora esta indo de mal a pior.

Velha Lei do Gerson

Para alguns empresários locais não idôneos, que deixem de lado a velha “Lei do Gerson”, e procurem fazer a coisa certa prestando excelentes serviços, respeitando o direito do consumidor, tendo como consequência ganhos financeiros e uma marca forte.

Bons exemplos são verificados, veja o caso da Embraer, empresa com uma postura diferenciada e mundialmente respeitada pelas grandes potencias fornecendo equipamentos de primeiríssima linha.

Competência brasileira

Neste tópico vale ressaltar e parabenizar o engenheiro Ozires Silva, formado pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, por sua valiosa contribuição no planejamento e criação da indústria aeronáutica brasileira. Além de ter liderado o grupo que promoveu a criação da Embraer foi o responsável direto pelo projeto do avião Bandeirante, aparelho que deu início ao fantástico desenvolvimento do setor aeronáutico no Brasil. Permaneceu liderando a empresa até 1986 e posteriormente foi presidente da Petrobrás e em 1990 assumiu o Ministério da Infraestrutura. Atualmente é reitor da Unimonte. Ozires Silva é um nome de destaque no cenário empresarial brasileiro, exemplo a ser seguido pelos mais jovens.

Também a Natura tem se mostrado ao mundo como uma empresa brasileira muito competente e com uma marca super respeitada.

Temos um grande elenco de boas empresas, para citar mais algumas deixo registrado: Usiminas, Ambev, Azul Linhas Aéreas, Grupo Cemig, Gerdau, O Boticário, SEBRAE, Petrobrás, Magazine Luiza, FGV, Unimed Brasil, Avon entre outras.

Material criado para o ciclo de Palestras Motivacionais – Projeto Tocando sua Empresa

www.vitaleweb.com.br

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