«

»

nov 29

Insatisfação geral – motivação em equipe – Palestra de Motivação

 

 

Redes sociais e a mão de obra

Nas minhas pesquisas sobre o tema “Mão de Obra”, tenho verificado que estamos perdendo o rumo e prestes a bater com a cara no muro.

A utilização desenfreada das redes sociais e a permanência excessiva na frente de terminais podem estar contribuindo para uma desmotivação das pessoas.

A superconectividade deve ter limites, até mesmo para termos tempo de nos dedicarmos às atividades lúdicas, praticar exercícios ao ar livre, participarmos de causas sociais, irmos ao teatro, cinema e o mais importante: destinarmos tempo à família.

Cuide bem do corpo e da mente

A preservação da qualidade de vida é uma premissa da qual não podemos abrir mão, principalmente nos aspectos físicos, mentais, culturais e espirituais.

Trabalhar menos, mas com foco na produtividade e eficiência, deixando um tempo livre para o desenvolvimento de projetos pessoais, que acabam beneficiando sobremaneira as organizações empregadoras.

Também o estresse gerado pelos longos deslocamentos casa – trabalho pode ser minimizado com o aproveitamento deste tempo, para ouvirmos uma boa música e até mesmo nos reciclando profissionalmente

Uma pesquisa realizada pela consultoria Towers Perrin a qual entrevistou cerca de 90 mil colaboradores de empresas em 18 países, verificou um alarmante índice: só 21% dos entrevistados estão envolvidos com o seu trabalho, 8% estão totalmente desmotivados e 71% dos empregados se encontram numa zona cinzenta.

Geração Y e X

A insatisfação das chamadas geração Y e X podem estar ligadas a estes fatores, que no fundo são fundamentadas na grande angústia destes profissionais em não terem um horizonte definido para suas carreiras, além dos fatores correlatos:

·         Elevadas cargas de trabalho.

·         Não reconhecimento pelas chefias.

·         Estarem ligados 24 horas por dia às organizações.

·         Trabalharem sem motivação.

·         Não terem espaço para desenvolvimento pessoal.

·         Não serem estimulados a criar e inovar.

·         Serem subjugados por chefias autocráticas e incompetentes.

Temos que quebrar paradigmas

A quebra de paradigmas deve ser trabalhada, dando mais conforto espiritual aos colaboradores estimulando-os a participarem mais ativamente das decisões, mas sem pressões.

Com uma participação mais efetiva do pessoal, gradativamente a casa será arrumada.

O gap motivacional detectado mundialmente tem que ser revertido imediatamente, sob pena de não conseguirmos mais qualidade de vida nos próximos anos.

A velocidade da internet está propiciando adentrarmos neste mundo, totalmente novo, moderno e sem fronteiras físicas nem intelectuais.

A tecnologia está evoluindo a passos galopantes todos os dias. De um lado os ganhos são fantásticos, mas na outra ponta, estamos prestes a nos afogar num mar de informação que poderá travar nossas cabeças gerando ao que chamamos de Apagões Mentais.

O estímulo à pessoa deve ser um mote, desenvolvido pelas modernas gerências. Não é só salário que prende o funcionário à empresa, o grande segredo é saber como estimulá-lo a participar do “baile”.

Os antigos cursos de gestão e motivação estão em parte ultrapassados. Eram cursos analógicos. Agora estamos profundamente inseridos no mundo digital onde praticamente tudo que aprendemos anteriormente está em desuso. Novas ferramentas estão sendo desenvolvidas e adequadas a esta nova situação.

Os conceitos de honestidade e ética devem ser preservados

O básico deve ser mantido, principalmente os conceitos de honestidade e ética. No entanto o pulo do gato está na forma e velocidade que estaremos nos adequando aos preceitos do mundo plano.

Quem souber inocular o vírus da inovação nos seus colaboradores, terá como contrapartida um ganho considerável, saindo na frente dos seus concorrentes.

Inovar sempre para manter elevado o grau de satisfação dos usuários finais.

Não existem fórmulas mágicas, o aprendizado é diário e conforme citei temos que estar ligados no momento presente e de olho vivo no futuro.

A convergência de meios tem pavimentado as auto estradas da integração. Distâncias não mais existem. Fatalmente a tecnologia irá trazer novos produtos e sistemas, facilitando ainda mais a união e disseminação de informações bem trabalhadas.

“Os grandes espíritos sempre tiveram que lutar contra a oposição feroz de mentes medíocres” (Einstein).

“A função da liderança é produzir mais líderes, não mais seguidores” (Ralph Nader).

Conteúdo desenvolvido para as Palestras Motivacionais – Projeto Tocando sua Empresa

www.vitaleweb.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>