Engajamento questão de vida ou de morte!
Como fazer para trazer para as empresas pessoas que realmente irão vestir a camisa, assim como devemos proceder para que os colaboradores fiquem plenamente ligados a organização?
Sabemos que existe uma estreita ligação entre a participação efetiva do funcionário com o resultado financeiro das empresas.
Motivação é fundamental
Sem motivação ninguém produz, portanto um fator básico e fundamental é descobrirmos como deixar o time com vontade de inovar, criar, produzir, participar e colaborar, focando no objetivo final que é o sucesso da organização.
O envolvimento de corpo e alma é necessário para que uma conexão seja criada entre a empresa e o seu time, formando uma corrente com elos de aço, cujo resultado é fazer com que os funcionários se sintam prestigiados.
Teorias de motivação em geral não funcionam a contento, principalmente num país como o nosso, onde costumes e valores regionais são muito fortes e muitas vezes interferem diretamente na forma de agir e pensar da população.
Para quem conhece e trabalha nas diversas regiões, pode sentir o que estou afirmando, as soluções devem ser regionalizadas, mesmo em empresas que possuem filiais espalhadas pelo país, adaptações devem ser implementadas para o engajamento do time.
Acompanhamento continuo
Os fatores que atraem pessoas para uma empresa são diferentes dos que as mantém ligadas ao trabalho durante o ciclo de vida do colaborador, desta forma um acompanhamento contínuo se faz necessário, avaliando periodicamente o grau de satisfação do empregado.
A Arte de Reter é um assunto prioritário nos dias atuais, velhas lições devem ser revistas neste novo tempo das comunicações digitais, do mundo convergente e da utilização em larga escala das redes sociais.
A recriação de meios e processos teve início com o nascimento da internet e da convergência, todos estamos aprendendo novamente com as novas tecnologias, que por certo irão alavancar ainda mais o desenvolvimento dos povos.
Aquelas velhas fórmulas emboloradas e arcaicas de gestão, muitas preconizadas pelos velhos gurus, estão sendo modernizadas e adaptadas para o momento atual.
Novas cabeças digitais
Crianças já nascem conectadas digitalmente e dentro de poucos anos este contingente de novas cabeças irá participar ativamente do mundo empresarial. O que fazer para poder estruturar as bases sociais e tecnológicas que nortearão os futuros procedimentos técnicos, administrativos e sociais da massa trabalhadora?
Como tudo é novo, o aprendizado é On Time e Online, a recriação está apenas começando, quem viver verá a mudança de curso deste caudaloso rio cheio de incertezas, dúvidas e medos.
Os desafios são grandes e basta atentarmos para o caos financeiro mundial, iniciado no EUA em 2008 e se espalhando para a comunidade européia.
Daí a pergunta: onde estão os grandes gurus, economistas, administradores e políticos, que deixaram a estrutura desmoronar?
O exemplo da situação em que se encontram os maiores e mais importantes países do mundo nos mostra com muita transparência que a incompetência em gestão é uma realidade. Organizações e países são comandados por pessoas, que devem ter seus métodos reciclados e reaprendidos, sob pena de afundarem o barco de forma definitiva, acabando com a esperança de milhões de habitantes, que no fundo são obrigados a aceitarem os desmandos e a inoperância deste time.
Para estimular nossos colaboradores neste ambiente hostil, a luta se torna muito mais árdua, mas devemos insistir e aprender como gerenciar neste novo cenário.
Técnicas de liderança e gestão transparente
Sabemos que nas dificuldades é que aparecem as grandes soluções. Como não podemos consertar o mundo, consertamos a nossa casa, estimulando e retendo os nossos talentos, utilizando como base de ação, velhas técnicas de liderança e gestão transparente e participativa, obviamente adaptadas para os tempos modernos.
Núcleos de excelência estão sendo criados em algumas organizações, as quais são comandadas por profissionais cuja conduta foge do habitual e corriqueiro. São os Lideres Digitais que já estão entendendo como proceder no ambiente digital.
Para complementar este artigo alguns pensamentos:
“Um líder é quem lida com a esperança” Napoleão.
“Antes de conseguir inspirar com emoção, você mesmo precisa estar imerso em emoção. Antes de suscitar lágrimas nos outros, suas próprias lágrimas precisam ser derramadas. Para convencê-los, você mesmo precisa acreditar” Winston Churchill.
“Se suas ações inspiram os outros a sonhar mais, aprender mais, fazer mais e crescer mais, você é um líder” John Quincey Adans.
“Faça uma coisa que o assuste por dia” Eleanor Roosevelt.
E para finalizar, frase de Margaret Mead – Antropóloga cultural americana:
5 menções