«

»

nov 22

Inocriar – Inocular uma criação – Palestra de Inovação

 

 

 

O velho mercado

No início do século passado, uma organização monopolista tinha o mercado garantido por aproximadamente 40 anos.

O processo de inovação era lento e ocorria no intervalo de aproximadamente dez anos, mas na virada do milênio esse tempo foi reduzido para menos de 12 meses.

SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente – A bola da vez

O consumidor moderno está ávido por novos produtos e serviços, ele quer inovação a tempo e a hora. Um exemplo claro está sendo observado no setor de Call Centers onde os contatos, via internet, estão crescendo assustadoramente. A reclamação é prontamente atendida e as respostas são dadas num curto espaço de tempo.

Por mais que queiramos acelerar, a velocidade da inovação é freada por alguns pontos cruciais, que muitas vezes atrapalham na condução do processo: cadeia de suprimento, transporte, infraestrutura, controles, insumos, legislação, mão de obra, gestão e outros.

Mesmo com os obstáculos a serem vencidos, o trabalho requer que rupturas e mudanças sejam levadas avante. O espírito inovador deve ser perseguido na busca contínua pelo futuro e o atendimento integral às necessidades do usuário.

Palavras de Wall Disney – o mestre criador

Como dizia Wall Disney, “por aqui, entretanto, não olhamos para trás por muito tempo. Continuamos a seguir em frente, abrindo novas portas e fazendo coisas novas, porque somos curiosos… e a curiosidade continua a nos conduzir por novos caminhos.”

Inovação é apoiada em cima de processos sustentados e de inúmeras repetições e muitos erros, que no fundo, visam aprimorar o produto adequando-o ao mercado.

A morte de grandes ideias

Não devemos nos esquecer que idéias inovadoras podem ser aniquiladas pelos motivos relacionados a seguir:

·         Não dar crédito a pontos levantados em reuniões de “brainstorming”.

·         Ter medo do fracasso.

·         Não estimular o time de colaboradores para a inovação.

·         Não dar apoio aos inovadores da casa.

·         Transferir idéias promissoras para os departamentos: jurídico e financeiro.

·         Ter em mente que processos inovadores acontecerão sozinhos.

·         Deixar de acompanhar o mercado on time, ignorando os anseios dos consumidores.

·         Deixar de premiar o time pelo sucesso da inovação.

·         Não ter implantado um sistema de gestão da inovação.

·         Não investir em treinamento da mão de obra.

Com a consciência da importância que o assunto requer para o sucesso e manutenção sustentada das organizações, alguns elementos são fundamentais:

·         Dentro do ambiente corporativo, definir uma área específica responsável para o desenvolvimento de novas idéias.

·         Um gestor deverá ser designado para a coordenação dos trabalhos, sendo de sua responsabilidade aferir os processos de avaliação, custos e resultados. Em suma fazer a coisa acontecer.

·         O comprometimento da alta gestão da empresa com a inovação é fundamental e necessário, sem este compromisso é melhor não iniciar o processo.

·         A implantação de um sistema transparente de gestão dos processos de inovação é necessário.

·         Estar atento ao mercado analisando a capacidade da sua empresa em criar algo novo e com valor para o consumidor. Saber ouvir e entender o usuário final é uma arte que poucos sabem explorar.

·         Treinar e reciclar tanto os antigos colaboradores quanto os novos integrantes da sua comunidade inovadora. A implantação de ferramentas de gestão, métodos e indicadores são fundamentais para podermos obter resultados positivos. O processo inovador tem que penetrar fundo no seio das organizações, para que as pessoas não ignorem sua importância.

O gurú Drucker falando sobre INOVAÇÃO

Finalizando este artigo um pensamento do gurú Peter Drucker sobre inovação:

“Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples. Na verdade, maior elogio que uma inovação pode receber é haver quem diga: isto é óbvio. Por que não pensei nisso antes?”

Conteúdo inserido no ciclo de Palestras Motivacionais – Projeto Tocando sua Empresa

www.vitaleweb.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>