O velho mercado
No início do século passado, uma organização monopolista tinha o mercado garantido por aproximadamente 40 anos.
O processo de inovação era lento e ocorria no intervalo de aproximadamente dez anos, mas na virada do milênio esse tempo foi reduzido para menos de 12 meses.
SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente – A bola da vez
O consumidor moderno está ávido por novos produtos e serviços, ele quer inovação a tempo e a hora. Um exemplo claro está sendo observado no setor de Call Centers onde os contatos, via internet, estão crescendo assustadoramente. A reclamação é prontamente atendida e as respostas são dadas num curto espaço de tempo.
Por mais que queiramos acelerar, a velocidade da inovação é freada por alguns pontos cruciais, que muitas vezes atrapalham na condução do processo: cadeia de suprimento, transporte, infraestrutura, controles, insumos, legislação, mão de obra, gestão e outros.
Mesmo com os obstáculos a serem vencidos, o trabalho requer que rupturas e mudanças sejam levadas avante. O espírito inovador deve ser perseguido na busca contínua pelo futuro e o atendimento integral às necessidades do usuário.
Palavras de Wall Disney – o mestre criador
Como dizia Wall Disney, “por aqui, entretanto, não olhamos para trás por muito tempo. Continuamos a seguir em frente, abrindo novas portas e fazendo coisas novas, porque somos curiosos… e a curiosidade continua a nos conduzir por novos caminhos.”
Inovação é apoiada em cima de processos sustentados e de inúmeras repetições e muitos erros, que no fundo, visam aprimorar o produto adequando-o ao mercado.
A morte de grandes ideias
Não devemos nos esquecer que idéias inovadoras podem ser aniquiladas pelos motivos relacionados a seguir:
· Não dar crédito a pontos levantados em reuniões de “brainstorming”.
· Ter medo do fracasso.
· Não estimular o time de colaboradores para a inovação.
· Não dar apoio aos inovadores da casa.
· Transferir idéias promissoras para os departamentos: jurídico e financeiro.
· Ter em mente que processos inovadores acontecerão sozinhos.
· Deixar de acompanhar o mercado on time, ignorando os anseios dos consumidores.
· Deixar de premiar o time pelo sucesso da inovação.
· Não ter implantado um sistema de gestão da inovação.
· Não investir em treinamento da mão de obra.
Com a consciência da importância que o assunto requer para o sucesso e manutenção sustentada das organizações, alguns elementos são fundamentais:
· Dentro do ambiente corporativo, definir uma área específica responsável para o desenvolvimento de novas idéias.
· Um gestor deverá ser designado para a coordenação dos trabalhos, sendo de sua responsabilidade aferir os processos de avaliação, custos e resultados. Em suma fazer a coisa acontecer.
· O comprometimento da alta gestão da empresa com a inovação é fundamental e necessário, sem este compromisso é melhor não iniciar o processo.
· A implantação de um sistema transparente de gestão dos processos de inovação é necessário.
· Estar atento ao mercado analisando a capacidade da sua empresa em criar algo novo e com valor para o consumidor. Saber ouvir e entender o usuário final é uma arte que poucos sabem explorar.
· Treinar e reciclar tanto os antigos colaboradores quanto os novos integrantes da sua comunidade inovadora. A implantação de ferramentas de gestão, métodos e indicadores são fundamentais para podermos obter resultados positivos. O processo inovador tem que penetrar fundo no seio das organizações, para que as pessoas não ignorem sua importância.
O gurú Drucker falando sobre INOVAÇÃO
Finalizando este artigo um pensamento do gurú Peter Drucker sobre inovação:
“Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples. Na verdade, maior elogio que uma inovação pode receber é haver quem diga: isto é óbvio. Por que não pensei nisso antes?”
Conteúdo inserido no ciclo de Palestras Motivacionais – Projeto Tocando sua Empresa
www.vitaleweb.com.br