«

»

nov 14

Inovar & Ação e Criar & Ação – Palestra sobre Inovação


 

 

 

Desenvolvimento da Inovação no novo século

Estamos mergulhados até o pescoço na economia globalizada e podemos nos afogar com marolas vindas de outros mares, não presenciamos mais locais seguros que nos protejam de fortes tempestades.

Um cordão umbilical nos une ao resto do mundo e a economia é interdependente. A cultura, os modos e costumes estão sendo nivelados através da facilidade de disseminação de conteúdo pelo mundo eletrônico.

Este nivelamento que está acontecendo mundialmente corrobora para o aumento da percepção por parte da população, auxiliando o desenvolvimento da inovação, mas, no entanto temos que seguir certas condições de contorno para deixarmos aflorar nosso ímpeto criativo.

É necessário a melhoria e aprimoramento do ensino superior nos países em desenvolvimento para o alavancamento do processo criativo e os alunos devem ser estimulados no seu dia a dia a praticarem a inovação.

Os governos devem assumir obrigatoriamente o compromisso de inovar na educação, desde o ensino básico, médio, quanto nas universidades e Centros de P&D.

Pense diferente e marque seu espaço

Este processo de melhoria contínua deve ser seguido pelas organizações, começando a treinar seus times para a nobre missão de olhar o mundo de forma diferente – Pense Diferente: Think Different.

Novas atitudes são fundamentais para nos ajudar a preservar e proteger os inovadores e suas inovações, facilitando a troca de informações e compartilhamento de idéias.

Com esta união de esforços no campo de treinamento, somados a estimulação e compartilhamento de conhecimento, nós conseguiremos acelerar os processos criativos e inovadores.

O interesse individual de cada um pelo assunto tem como resultado que, inovar é relativamente simples. Basta saber como proceder, participando de uma organização que possa lhe apoiar.

Daí vem a pergunta: se é tão fácil inovar porque não existem tantos inovadores ou, porque poucas pessoas se dedicam a esta arte?

Mesmo sendo um processo simples existem riscos e grandes montes a serem transpostos, cheios de ousadias e incertezas. Temos que praticar alpinismo no Everest.

Quanto maior o desafio, mais adrenalina é jogada na nossa corrente sanguínea, transformando esta atividade perigosa e cheia de riscos numa busca constante por uma realização pessoal impagável.

Tente pular os obstáculos para chegar na frente

O caminho é longo e repleto de obstáculos, mas temos que seguir em frente sempre com o foco voltado para criar o diferente ou aprimorar algo que já existe.

Case de sucesso mundial – empresa 3M – Inovação

Alguns cases de sucesso, nos servem de exemplo. Uma empresa líder mundial em inovação é a 3M, fundada em 1902, possui notória especialização em oferecer ao mercado uma variada gama de produtos diferenciados, que incluem: adesivos, produtos farmacêuticos, abrasivos, tecidos, revestimentos, películas e outros. O Post–it é o mais conhecido produto 3M, embora ela tenha no seu portfólio, mais de 50 mil itens fabricados ao longo de 100 anos.

Tudo começou com a fabricação de lixas, que no início tiveram inúmeros problemas com qualidade, mas devido ao tino empresarial dos seus fundadores e o elevado espírito de experimentação e resiliência, a empresa decolou rumo ao futuro, trazendo para a sociedade e acionistas ganhos fantásticos.

A 3M utiliza o que denomina de “regra dos 15%”, que determina que cada colaborador da área técnica destine até 15% do seu tempo na empresa para o desenvolvimento de projetos pessoais.

Produtos como a fita crepe e fita de celofane adesiva conhecida no Brasil como Durex, são consumidas em larga escala e o Post-it teve seu adesivo desenvolvido quase que por acaso. Segundo depoimento de funcionários, a 3M possui um arquivo de idéias e jamais nada é jogado fora, porque nunca se sabe quando alguém poderá precisar delas. Outro dado importante é que produtos com menos de quatro anos de idade correspondem a 30% sobre a produção e vendas.

A partir de 2002 a empresa implantou uma moderna plataforma automatizada de gestão de inovação, que propicia espaço para apresentação de novas idéias, assim como inventariadas e correlacionadas com outros projetos existentes.

O que leva a empresa ao sucesso está na sua estrutura cultural em assumir riscos e apoiar com toda força, os processos de inovação. Para que os processos inovadores tenham sustentabilidade é necessário que métodos sejam estabelecidos adequadamente, estimulando o time a criar e enfrentar desafios no seu dia a dia.

Também a Sony é um exemplo de sucesso global

A Sony é outro exemplo de sucesso, iniciou suas atividades nas ruínas de uma loja de departamentos destruída durante a Segunda Guerra Mundial.

Akio Morita, primogênito de Kyuzaemon Morita, havia sido preparado para tocar os negócios da família, mas deu uma guinada de 180 graus rumo a inovação. Em 1946 com 25 mil dólares e muita coragem, iniciou um promissor negócio fundando a TTK – Tokyo Tsushin Kogyo, uma empresa de telecomunicações que liderou no século passado o caminho da inovação e globalização. O primeiro produto diferenciado nasceu de um conceito criado por Morita, a produção de um rádio do tamanho do bolso de uma camisa, utilizando transistores licenciados da Western Electric e os direitos de patente do Bell Labs. Em 1979 revolucionou o mundo com o lançamento do Walkman, base de criação dos modernos I Pods e produtos similares.

Morita enfrentou grandes desafios, mas sempre esteve focado nos produtos que até mesmo o mercado não sabia pedir, com isso disponibilizou durante décadas, produtos inovadores, cada lançamento melhor que o anterior, com preços mais baratos e sintonizados com os desejos e necessidades do consumidor final.

Com o espírito de Morita, somados a processos implantados para permitir que idéias diferenciadas floresçam, a Sony é uma das mais brilhantes empresas mundiais.

Material criado para a Palestra de Inovação & Criatividade – Projeto Tocando sua Empresa

www.vitaleweb.com.br


 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>