«

»

jul 26

Vivendo e aprendendo – Palestrante motivacional

 O pavor da apresentação ao vivo

Nos dias atuais nos deparamos com situações em que temos que colocar a “cara a tapa”, principalmente quando realizamos uma apresentação ao vivo.

Muitas pessoas sentem um verdadeiro pavor em se apresentar em público, tanto para colegas de trabalho, chefes, clientes ou platéias, mas, com pequenos macetes, conseguimos driblar nossa ansiedade.

Ninguém nasce sabendo, mas com estudo focado nos grandes gurus, podemos tirar proveito absorvendo e treinando os tais detalhes que farão com que as nossas apresentações transcorram de uma maneira normal.

Inicialmente temos que simplificar deixando os slides enxutos e bastante atraentes. Esta é uma forma de envolver a platéia com o seu discurso.

Textos curtos e diretos

Muito cuidado com os textos, eles devem ser curtos e escolhidos de maneira a provocar impacto nos ouvintes.

Caso necessário utilize objetos cênicos. Demonstrações ao vivo e a cores provocam e aguçam nos ouvintes o interesse pelo que você esta apresentando.

Compartilhe o palco com colaboradores. Mesmo dominando plenamente o assunto é muito produtivo dividir a cena com parceiros. Ninguém é o dono exclusivo das verdades.

O preenchimento de todos os espaços vazios dos slides (figuras e texto) é considerado o maior erro que os apresentadores cometem.

Conceitos de Richard Mayer

Alguns conceitos preconizados pelo doutor Richard Mayer – professor de psicologia educacional da Universidade da Califórnia, em Santa Barbara, sobre o tema Multimídia: “É melhor apresentar uma explanação em palavras e imagens que somente em palavras”.

Grupos expostos a ambientes multissensoriais (textos, fotos, música, animações e vídeo), conseguem reter por muitos anos a informação coletada.

O slide ideal deve mostrar uma imagem bem selecionada com um texto bastante curto e objetivo, direcionando o olhar para onde você quer que o observador olhe.

Outro exemplo a ser seguido refere-se ao USA Today, considerado por muitos como um McJornal. Neste veículo de informação os artigos apresentados são curtos, de fácil leitura, com muitos recursos gráficos, fotografias coloridas e ousadas.

O efeito imagem deve ser considerado, pois sabemos que as informações visuais e auditivas são processadas de modo diferente, em diversas regiões do cérebro.

As imagens são processadas e retidas por mais tempo. Como exemplo, temos cerca de 10% de retenção em apresentações orais e mais de 60% com a utilização de imagens e vídeo.

A utilização de música pode auxiliar bastante na compreensão das mensagens transmitidas, a música mexe com a emoção e sensibilidade dos ouvintes.

Em outros artigos estarei descrevendo mais alguns macetes úteis em apresentações ao vivo.

Para encerrar algumas citações:

“Se você não conseguir explicar de forma simples, não compreendeu suficientemente bem” (Teoria da Simplicidade de Einstein).

“As pessoas esquecerão o que você disse, esquecerão o que você fez, mas nunca esquecerão o que você as fez sentir” (Maya Angelou).

“A simplicidade é a sofisticação máxima” (Steve Jobs, citando Leonardo da Vinci).

Matéria criada para a Palestra Motivacional – Tocando sua Empresa

www.vitaleweb.com.br

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>