«

»

maio 11

Manutenção é isto – Palestra motivacional

 

 

 

 

Setor aeronáutico

No segmento aeronáutico, falhas detectadas por manutenções inadequadas resultam em grandes perdas financeiras e acidentes fatais.

Um dos mais conceituados fabricantes de turbinas do mundo, General Electric, realizou estudos, estimando que o custo para cada parada de uma turbina em vôo provocada por falhas na manutenção pode chegar a quinhentos mil dólares e os valores de cada manutenção que leva ao cancelamento do vôo, custam em média cinqüenta mil dólares.

Os prejuízos podem ser minimizados com a implantação de programas de manutenção com treinamentos sistemáticos da mão de obra envolvida.

Implantação de produtos a revelia

No nosso setor de telecomunicações e TI tenho notado que os produtos são implantados a revelia, sem que passem por um período prévio de maturação e testes de campo.

Como a evolução tecnológica se faz presente a cada dia, um novo equipamento tecnicamente mais complexo é disponibilizado e implantado, o que resulta muitas vezes em apagões e falhas no atendimento.

Quadros técnicos enxutos

As operadoras estão com seus quadros técnicos enxutos, terceirizando quase que a totalidade dos serviços para empresas especializadas.

Os valores praticados não remuneram essa mão de obra contratada adequadamente, fazendo com que muitas empresas saiam do setor para tentar novos desafios, o que é péssimo para o conjunto da obra.

Falhas na manutenção de aeronaves são críticas provocando enormes prejuízos e perdas de vidas humanas. Falhas no nosso segmento de telecomunicações e TI podem não provocar mortes, mas causam transtornos incalculáveis aos usuários e empresas que necessitam do pleno funcionamento dos sistemas implantados.

Exigências contratuais

O mínimo que podemos fazer é exigirmos contratualmente que os fabricantes assumam a responsabilidade no fornecimento de equipamentos confiáveis, arcando com o prejuízo causado aos clientes finais. Também devemos exigir que os produtos comercializados sejam topicalizados, pois serão implantados na nossa grande área litorânea, regiões com elevada umidade, que sejam resistentes a raios ultravioleta, assim como passem por testes de EMI Interferência Eletromagnética.

A seguir deixo registrado o texto que li há muitos anos e que adotei como conduta profissional, não só no nosso setor, mas como um princípio de vida:

Manutenção é isto:

“Quando tudo vai bem,

Ninguém lembra que existe,

Quando algo vai mal,

Dizem que não existe,

Quando é para custeá-la,

Acham que não é preciso que exista,

Porém, quando realmente não existe,

Todos concordam que deveria existir”

Finalizando – Bons vôos!!!

Materia criada para a Palestra Motivacional – Projeto Tocando sua Empresa

www.vitaleweb.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>