Setor aeronáutico
No segmento aeronáutico, falhas detectadas por manutenções inadequadas resultam em grandes perdas financeiras e acidentes fatais.
Um dos mais conceituados fabricantes de turbinas do mundo, General Electric, realizou estudos, estimando que o custo para cada parada de uma turbina em vôo provocada por falhas na manutenção pode chegar a quinhentos mil dólares e os valores de cada manutenção que leva ao cancelamento do vôo, custam em média cinqüenta mil dólares.
Os prejuízos podem ser minimizados com a implantação de programas de manutenção com treinamentos sistemáticos da mão de obra envolvida.
Implantação de produtos a revelia
No nosso setor de telecomunicações e TI tenho notado que os produtos são implantados a revelia, sem que passem por um período prévio de maturação e testes de campo.
Como a evolução tecnológica se faz presente a cada dia, um novo equipamento tecnicamente mais complexo é disponibilizado e implantado, o que resulta muitas vezes em apagões e falhas no atendimento.
Quadros técnicos enxutos
As operadoras estão com seus quadros técnicos enxutos, terceirizando quase que a totalidade dos serviços para empresas especializadas.
Os valores praticados não remuneram essa mão de obra contratada adequadamente, fazendo com que muitas empresas saiam do setor para tentar novos desafios, o que é péssimo para o conjunto da obra.
Falhas na manutenção de aeronaves são críticas provocando enormes prejuízos e perdas de vidas humanas. Falhas no nosso segmento de telecomunicações e TI podem não provocar mortes, mas causam transtornos incalculáveis aos usuários e empresas que necessitam do pleno funcionamento dos sistemas implantados.
Exigências contratuais
O mínimo que podemos fazer é exigirmos contratualmente que os fabricantes assumam a responsabilidade no fornecimento de equipamentos confiáveis, arcando com o prejuízo causado aos clientes finais. Também devemos exigir que os produtos comercializados sejam topicalizados, pois serão implantados na nossa grande área litorânea, regiões com elevada umidade, que sejam resistentes a raios ultravioleta, assim como passem por testes de EMI Interferência Eletromagnética.
A seguir deixo registrado o texto que li há muitos anos e que adotei como conduta profissional, não só no nosso setor, mas como um princípio de vida:
Manutenção é isto:
“Quando tudo vai bem,
Ninguém lembra que existe,
Quando algo vai mal,
Dizem que não existe,
Quando é para custeá-la,
Acham que não é preciso que exista,
Porém, quando realmente não existe,
Todos concordam que deveria existir”
Finalizando – Bons vôos!!!