Todo processo industrial começa e termina no cliente final.
Esta afirmação foi criada por William Edwards Deming ou somente Deming que é conhecido mundialmente como o gurú que implementou melhorias nos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.
Com a aplicação de métodos estatísticos ensinou empresários a melhorarem seus processos produtivos e contribuiu macivamente para o Japão obter a liderança na fabricação de produtos inovadores de alta qualidade.
Deming com suas teorias foi o profissional que mais impactou processos produtivos e a economia japonesa no século XX e os preceitos disseminados por ele são aplicados até hoje, e reforça que o cliente é a parte mais importante na linha de produção.
Com a utilização em grande escala da internet, as pesquisas sobre a performance de produtos são facilitadas e sem elas o que é produzido terá pouca chance de ser útil e gerar receitas.
Uma falha na análise de interesse pode levar a empresa a ter sérias dificuldades, portanto fique atento ao que é publicado na rede mundial com referência ao que sua organização produz e comercializa.
Início da era industrial
Na primeira metade do século passado, no início da era industrial, os fornecedores conheciam seus clientes de perto e por estarem próximos, sabiam exatamente se eles estavam satisfeitos e o que poderia ser feito para melhorar a aceitação dos seus produtos.
Nos dias atuais o contato pessoal praticamente inexiste, tudo é feito virtualmente, daí, os três passos antigamente explorados: projeto, fabricação e tentativa de venda do produto, são insuficientes para um balizamento comercial.
Temos necessariamente que atuar na pesquisa e verificação de satisfação via internet e dessa forma repetidamente, os quatro conceitos são executados, quando bem realizados, os resultados aparecem.
Até pouco tempo essa quarta etapa era impossível, ou seja, não tínhamos a ferramenta virtual disponibilizada.
Somadas com técnicas estatísticas modernas (amostragem), combinadas com procedimentos de pesquisa (entrevista), temos uma clara visão das reações do consumidor com economia e confiabilidade.
O consumidor comanda o espetáculo e os fornecedores apoiados nos conceitos citados conseguem dirigir a sua fábrica de modo equilibrado, sem excedentes e com ganhos de produção.
Palavras de Deming:
“Você sabe que fazer o melhor possível não é o bastante. Você tem de saber o que fazer. E aí então, fazer o melhor possível.”