«

»

mar 24

Escritórios Digitais

 

 

Modelo antigo de organograma

Aquelas antigas estruturas departamentais, onde tínhamos ambientes distintos para cada área de atuação, subdivididas em departamentos, divisões, seções e setores, estão desaparecendo.

Modernas administrações estão partindo para novas soluções nas quais as paredes dos escritórios são derrubadas e os antigos “guetos” e salas, substituídos por modernos ambientes abertos e arejados, os colaboradores ficam lado a lado cercados por tecnologia de ponta.

Tempos modernos, ambientes abertos

Em algumas organizações os chefes estão posicionados no mesmo ambiente, não existem estações fixas de trabalho e as baias estão livres para quem chegar primeiro, ninguém tem lugar fixo definido.

À disposição dos funcionários temos os computadores portáteis, armários individuais e smartphones, as salas de reunião foram otimizadas disponibilizando aos usuários, competentes equipamentos de vídeo conferência, minimizando desta forma, enormes gastos com deslocamentos, hospedagens e passagens aéreas.

As reuniões e os contatos virtuais são facilitados pela utilização de Sistemas de “Telepresença”, de fácil aquisição junto ao mercado especializado.

Home Office uma realidade

O Home Office está sendo adotado, minimizando os deslocamentos diários de funcionários e perda de tempo gasto nos enormes congestionamentos das grandes cidades, o importante é estar plugado em tempo real na internet e em contato direto com a empresa e clientes.

Além de um maior conforto, estes modernos conceitos propiciam ganhos funcionais e financeiros significativos para a organização, aumentando sua eficiência.

Usualmente verificamos profissionais trabalhando fora da empresa, o escritório migrou para o salão dos aeroportos, bares, hotéis e até mesmo no ambiente do cliente – estamos na presença das Redes Funcionais.

O fato da empresa se preocupar com esses itens, assegura um incremento na satisfação dos empregados, com o conseqüente aumento de desempenho e produtividade, principalmente nos jovens das gerações Y e Z.

Os antigos escritórios analógicos estão cada dia mais ultrapassados, cheiram mofo, dificultam a relação entre colaboradores, são onerosos, denigrem a imagem da organização, estão na contra mão da modernidade e convergência tecnológica.

Universo corporativo moderno

Não é difícil verificarmos o que está sendo praticado no universo corporativo moderno, basta que fiquemos antenados no que está sendo implementado no mundo, assim como em empresas instaladas no Brasil.

No nosso “Mundo Plano”, quem não se modernizar terá por certo muita dificuldade em manter a sua empresa competindo com outras, ligadas e integradas no Mundo Plano Digital Convergente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>