«

»

jan 18

Redes Sociais – Linkedin

 

Uma rede social tem por finalidade básica, congregar pessoas para a formação de uma comunidade on-line.

Alguns conceitos devem ser atendidos para que ela tenha efetividade:

·         Definição dos perfis dos usuários;

·         Disponibilização de fóruns, onde os participantes podem postar (publicar) comentários;

·         Apresentação de artigos e conteúdos de interesse do grupo;

·         Facilitar a troca de mensagens abertas ou privadas entre os participantes da comunidade.

O Linkedin é um site focado no segmento profissional, nele não existe espaço para publicação de assuntos pessoais, somente temas de cunho empresarial.

Uma das grandes vantagens do Linkedin é que ele serve como agenda de contatos, abriga seu currículo, possui uma área para troca de informações profissionais e um espaço onde o usuário pode estender sua rede de contatos e fazer networking. Por ser uma forte ferramenta, ele serve como alavancador de imagem e possivelmente é o primeiro lugar onde irão verificar sua identidade on-line. No mundo dos negócios esta primeira impressão pode ajudá-lo  a decolar rumo ao sucesso, assim como é o local onde headhunters (caçadores de talentos) e o pessoal de RH pesquisam o perfil profissional de candidatos a emprego. Conforme citação de Dan Schawbe, autor de Me 2.0, “Passamos da procura de empregos para a procura de pessoas”.

Os fóruns do Linkedin são excelentes para se encontrar experts e soluções para suas diversas necessidades.

Neste site você pode criar grupos, assim como, se associar à alguns já existentes. Cada grupo foca em determinados temas específicos e pode auxiliá-lo a solucionar dúvidas, fazer perguntas, e demonstrar credibilidade.

Também as empresas estão presentes no Linkedin, desta maneira os membros da rede podem “seguir” uma empresa de seu interesse. Este acesso permite que busquemos notícias sobre a organização ou sobre alguém, se foi promovido, admitido ou mesmo quando um colaborador deixa a empresa.

Para sua vida de negócios, o Linkedin proporciona o levantamento de dados que podem norteá-lo na sua carreira ou negócio, inclusive facilitando bastante, que alguém da rede lhe apresente àquelas pessoas de seu interesse.

O seu perfil no Linkedin é o retrato para toda a comunidade profissional, capriche na pose para sair bem na foto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>