«

»

jan 17

Elimine a Gafe aumente suas chances

Cerimonial Blog

No mundo corporativo um deslize à mesa, pode atrapalhar a concretização de negócios ou mesmo denegrir sua imagem.
Para quem está desatualizado quando o assunto é educação à mesa, listamos algumas das gafes que são presença constante nas refeições:

– Apoiar o cotovelo na mesa. O correto é: apoiar as mãos e o antebraço.

– Segurar uma taça pelo bojo. O correto é: segurá-la pela haste.

– Segurar um copo com as mãos no meio do copo. O correto é: segurar o copo com dois dedos acima da base e dois dedos sob a base do copo.

– Segurar a faca com a mão esquerda. O correto é: a faca é usada somente na mão direita. Quando não estiver sendo usada deve ser colocada no prato, em cima e do lado direito. Se tiver descanso de talher, colocá-la sob o descanso. (O garfo pode ser usado tanto na mão direita como na esquerda).

– Cortar o pãozinho do café ou do aperitivo com a faca. O correto é: corta-se o pãozinho com a mão.

– Deixar ou usar o palito à mesa. O correto é: o palito deve ser colocado no lavabo ou banheiro, lugar onde será usado.

– Limpar os dentes com a língua. O correto é: se algum alimento ficou entre os dentes, espere e, após o jantar, dirija-se ao banheiro para retirá-lo.

– Encostar o gargalo da garrafa no copo. O correto é: deixar um espaço entre a garrafa e a borda do copo.

– Envolver a garrafa de vinho com guardanapo. O correto é: o guardanapo fica entre a mão da pessoa que está servindo e a garrafa e o rótulo da garrafa voltado para a pessoa que está sendo servida, para que ela saiba o que está tomando.

Mas para não ficar na paranóia preocupando-se com o que fazer e o que não fazer, vale seguir a última e certeira dica : “Ser elegante não é somente estar bem vestido. Ser elegante é ter postura, dignidade, caráter e requinte.

Mais algumas Gafes no mundo corporativo:

– Passar orçamento errado ao cliente;

– Enviar e-mail para a pessoa errada;

– Trocar o nome dos profissionais em uma reunião;

– Fazer comentários ruins de alguém em voz alta;

– Desejar os parabéns ao chefe ou ao colega na data errada;

– Convidar o parceiro errado para um evento corporativo;

– Falar mal da empresa ou do chefe em redes sociais;

– Divulgar notícias sigilosas da empresa na internet ou aos colegas;

– Ter comportamento inadequado em eventos ou festas de trabalho;

Fontes: Folha.com e Google

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>