No mundo corporativo um deslize à mesa, pode atrapalhar a concretização de negócios ou mesmo denegrir sua imagem. Para quem está desatualizado quando o assunto é educação à mesa, listamos algumas das gafes que são presença constante nas refeições:
– Apoiar o cotovelo na mesa. O correto é: apoiar as mãos e o antebraço.
– Segurar uma taça pelo bojo. O correto é: segurá-la pela haste.
– Segurar um copo com as mãos no meio do copo. O correto é: segurar o copo com dois dedos acima da base e dois dedos sob a base do copo.
– Segurar a faca com a mão esquerda. O correto é: a faca é usada somente na mão direita. Quando não estiver sendo usada deve ser colocada no prato, em cima e do lado direito. Se tiver descanso de talher, colocá-la sob o descanso. (O garfo pode ser usado tanto na mão direita como na esquerda).
– Cortar o pãozinho do café ou do aperitivo com a faca. O correto é: corta-se o pãozinho com a mão.
– Deixar ou usar o palito à mesa. O correto é: o palito deve ser colocado no lavabo ou banheiro, lugar onde será usado.
– Limpar os dentes com a língua. O correto é: se algum alimento ficou entre os dentes, espere e, após o jantar, dirija-se ao banheiro para retirá-lo.
– Encostar o gargalo da garrafa no copo. O correto é: deixar um espaço entre a garrafa e a borda do copo.
– Envolver a garrafa de vinho com guardanapo. O correto é: o guardanapo fica entre a mão da pessoa que está servindo e a garrafa e o rótulo da garrafa voltado para a pessoa que está sendo servida, para que ela saiba o que está tomando.
Mas para não ficar na paranóia preocupando-se com o que fazer e o que não fazer, vale seguir a última e certeira dica : “Ser elegante não é somente estar bem vestido. Ser elegante é ter postura, dignidade, caráter e requinte.
Mais algumas Gafes no mundo corporativo:
– Passar orçamento errado ao cliente;
– Enviar e-mail para a pessoa errada;
– Trocar o nome dos profissionais em uma reunião;
– Fazer comentários ruins de alguém em voz alta;
– Desejar os parabéns ao chefe ou ao colega na data errada;
– Convidar o parceiro errado para um evento corporativo;
– Falar mal da empresa ou do chefe em redes sociais;
– Divulgar notícias sigilosas da empresa na internet ou aos colegas;
– Ter comportamento inadequado em eventos ou festas de trabalho;
Fontes: Folha.com e Google