Superação anda na mesma estrada da eficiência, trazendo resultados muito positivos em tempos de crise, tanto para quem consegue encarar os desafios, assim como para a sociedade.
Centenas de exemplos são encontrados, porém alguns segmentos são mais expostos e dignos de alguns comentários.
No esporte, nas profissões, na arte, nos deparamos com cases fantásticos que devem servir como exemplo de vida e perseverança.
Muitos personagens que possuem alguma deficiência encaram com otimismo o dia a dia, sem reclamarem. Para esses super homens não existe tempo ruim, uma montanha é escalada a todo momento, independentemente das enormes dificuldades encontradas.
Para os maratonistas urbanos com alguma deficiência, a peregrinação pelas ruas e avenidas das nossas cidades é um verdadeiro desafio, muitas vezes difícil de transpor.
A qualidade da infra estrutura urbana é um grande tormento para os deficientes visuais, buracos na calçada tem provocado inúmeros acidentes sem que o poder público tome as devidas providências.
Falta de sinalização, orientação precária, condições de acesso, pouca paciência, desrespeito às pessoas são comuns, mas mesmo assim eles estão se superando, enfrentando uma imensa quantidade de problemas tais como:
– Buracos nas calçadas;
– Orelhões mal posicionados;
– Postes obstruindo passagem;
– Falta de sinalização sonora nos semáforos para deficientes visuais;
– Ausência de rampas de acesso em calçadas e entradas de edifícios;
– Desrespeito da população despejando lixo no leito das vias, que muitas vezes causam acidentes para os deficientes;
– Miopia dos governos em proverem condições adequadas de locomoção ao pessoal;
– Falta de respeito de motoristas para com os deficientes, não respeitando as sinalizações nos locais passagem – faixa de pedestre;
– Condições precárias para acesso a transportes públicos;
– Outros.
Enquanto nada é feito pelos governos, podemos colaborar como cidadãos na melhoria do que está ao nosso alcance, como por exemplo concertarmos nossas calçadas e facilitarmos o acesso aos deficientes físicos e cadeirantes nas nossas empresas com a construção de rampas nas entradas dos edifícios, acesso aos elevadores etc.
O aspecto de segurança deve ser também observado com muita atenção, ou seja, toda sinalização deve ser adequada, orientando à esse contingente de seres humanos, procedimentos de evacuação de edifícios em caso de sinistro e emergências.
Com a colaboração de todos, com certeza teremos dias melhores para os nossos irmãos que possuem alguma necessidade. Superação para os normais já é difícil, imaginem para quem possui alguma dificuldade!
Mesmo na arte observamos uma massa de pessoas voluntárias que conseguem dedicar seu tempo para causas nobres. Observem e pesquisem sobre o Projeto Alma de Batera, que contribui para que portadores de Síndrome de Down, possam aprender a tocar instrumentos de percussão.
Portanto, fiquem atentos e procurem participar e colaborar com esse time, que merece todo nossa admiração e apoio, doando parte do tempo e recursos, para que nossos irmãos especiais possam ter uma melhor qualidade de vida.