Superação e qualidade de vida na Telebrás
Fechando a II Sipat – Semana Interna de Prevenção de Acidentes cujo foco principal foi Qualidade de Vida, o engenheiro, consultor e músico Marcius Vitale esteve em Brasilia à convite da Telebrás, para apresentar seu Projeto Tocando sua Empresa.
O assunto escolhido foi Superação e Qualidade de Vida, palestra que fechou a II Sipat. O evento contou durante uma semana com uma série de apresentações e discussões sobre o tema.
A palestra apresentada retratou tópicos muito importantes sobre Indicadores de Qualidade de Vida no Trabalho desde a era pré industrial até os dias atuais.
Frederick Taylor e Henry Ford
Os preceitos criados e implantados na indústria americana por Frederick Taylor e Henry Ford no inicio de século passado foram citados.
As duas formas de gestão da produção industrial provocaram mudanças significativas no ambiente fabril: o taylorismo e o fordismo. Esses dois sistemas visavam à racionalização extrema da produção e à maximização da produção e do lucro.
A dobradinha Ford-Taylor orientou durante décadas a estrutura de trabalho no interior das fábricas sendo adotadas mundialmente por centenas de empresas.
A busca maior pela produtividade com a redução de custos provocou segundo especialistas a robotização dos empregados fazendo-os perderem a liberdade e a iniciativa de estabelecerem sua própria maneira de trabalhar.
Ford criou o Ford Modelo T, fabricado sobre os preceitos da produção serial, todas as unidades foram produzidas da mesma forma, inclusive a cor.
Dizia Ford: Todos podem escolher a cor do seu Modelo T, desde que seja Preta.
Foram apresentados outros itens, tais como: conflito de gerações, a importância das redes sociais no contexto da administração moderna para a gestão de recursos humanos e o tema superação, onde diversos vídeos focados no assunto foram veiculados.
Outros pontos destacados na palestra:
– Quanto mais informados estiverem os funcionários de uma organização, mais essa empresa ganha oferecendo serviços e produtos diferenciados ao mercado.
– Não existem produtos e serviços de qualidade quando o ambiente laboral não oferece a qualidade de vida e trabalho para os colaboradores.
– É necessário o engajamento de colaboradores e gestores na condução de atividades e que todo o time deve ter orgulho do que faz.
Pessoas felizes + ambiente saudável = produtos e serviços com qualidade
O palestrante citou que, o Relatório de Desenvolvimento Humano do Brasil enfatiza três opções do desenvolvimento humano:
– desfrutar uma vida longa e saudável;
– adquirir conhecimentos;
– ter acesso aos recursos necessarios para um padrão de vida decente.
Mensagem final do palestrante:
“Nas organizações é necessario unir pessoas lógicas com pessoas sonhadoras, para que a conjugação de esforços de ambos se ajudem mutuamente, realizando assim grandes projetos inovadores que possam contribuir com a qualidade de vida da sociedade”.