Qualidade de vida
O tema qualidade de vida tem apresentado nos últimos anos uma importância sem precedentes, pelo destaque que o assunto requer. O engenheiro de segurança no trabalho, consultor e palestrante Marcius Vitale, criou a palestra “Qualidade de vida e superação”, auxiliando as empresas e organizações a lidarem com este importante assunto.
A qualidade de vida é o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano. Esse método envolve o bem estar físico, mental, psicológico, emocional, relacionamentos sociais dos indivíduos com família e amigos e também saúde, educação e outras circunstâncias da vida.
O assunto tem relevância internacional e é medido pela Organização Mundial da Saúde, que desenvolveu um processo para aferir a qualidade de vida no mundo.
Um questionário foi elaborado tendo como premissa seis pontos básicos: o físico, o psicológico, o do nível da independência, o das relações sociais, o do meio ambiente e dos aspectos religiosos.
Índice de Desenvolvimento Humano
Para a aferição dos dados coletados foi criado o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano que é um modo de medir a qualidade de vida nos países, comparando riqueza, alfabetização, educação, tempo médio de vida, natalidade e outros itens e é uma forma de avaliação da medida do bem estar de uma população.
O foco do conceito criado em 1958 pelo economista J. K. Galbraith é dirigido para a melhoria da qualidade de vida em termos qualitativos das condições de vida do ser humano, conseguida através de uma boa infraestrutura social, aliada a minimização de disparidades regionais e sociais, assim como, a plena defesa, respeito e conservação do meio ambiente.
Saúde e qualidade de vida
Uma conjugação de qualidade de vida e saúde se faz necessário, posto que a saúde corrobora em muito para melhorar a qualidade de vida do homem e este fator é a base para que o sistema e mesmo a comunidade tenham um maior bem estar.
O assunto é muito amplo e complexo, mas com pequenas atitudes implementadas no dia a dia das pessoas, tudo pode melhorar, assegurando com que os indivíduos estejam em equilibrio físico e mental, com seu modo de vida, com a família, emprego e sociedade.
A prática de hábitos saudáveis faz parte da receita de sucesso para a melhoria da qualidade de vida.
Exercitar bastante, ter uma alimentação balanceada, diminuir o estresse, ter um hobby, ser bem humorado, viver pacificamente em comunidade, ter bons relacionamentos, definir os objetivos de vida são atitudes que auxiliam bastante na obtenção de resultados positivos.