Se ficar parado o bicho come!
Correr ou não correr, esta é a questão, se ficar parado o bicho come, se corrermos podemos ser atropelados pela tecnologia.
Quando entramos no mundo das comunicações digitais, fico totalmente estarrecido com o que vem ocorrendo aqui no Brasil.
Exemplificando melhor, questiono sempre qual o futuro das nossas comunicações eletrônicas. A meu ver o cenário é preocupante e incerto!
Redes caóticas apresentando cabos metálicos e ópticos dependurados nos postes brasileiros sinalizam que algo vai de mal a pior.
Modernas tecnologias, 3G, 4G, LTE, também deixam a desejar. São aeronaves de última geração pilotadas por pilotos inexperientes.
Tecnologia de ponta requer formação de mão de obra, dedicação, investimentos maciços em P&D e gestão profissionalizada, mas por aqui muita coisa é improvisada, sem a preocupação com a qualidade dos serviços.
Como não existe fiscalização nem punição, a vaca está literalmente atolada. A situação verificada em campo é grave, o descompasso é notório e irá gerar sérios prejuízos ao país, aos usuários e aos acionistas destas organizações.
Não existe compromisso sem reciprocidade, as concessões são dadas, mas deve se exigir qualidade por parte de quem resolveu assumir o pacto de prover serviços com qualidade, a valores justos.
Tampar o sol com a peneira, não resolve, atitudes imediatas devem ser tomadas para tentarmos minimizar o problema.
Como o cenário mundial está cada vez pior, não podemos esperar milagres e recursos trazidos de fora para consertar o que está mal feito aqui.
Cabe aos órgãos de controle colocarem ordem na casa, exigindo dos fornecedores que modelos sejam seguidos, lembrando que engenharia não é utopia e deve seguir regras, normas, padrões de qualidade, respeito aos investidores e aos usuários e o mais importante, atender os anseios da sociedade provendo serviços de categoria a preços justos.
Caso nada seja feito, fatalmente estaremos chorando o leite derramado, mas o choro será em vão, posto que o tumor não poderá ser extirpado, o que irá provocar danos irreversíveis à sociedade e ao país.
Exemplos de competência no Brasil
Temos aqui no Brasil diversos exemplos de empresas nacionais competentes e bem geridas. Como exemplo cito a Embraer que leva longe o nome da tecnologia nacional.
Também o CPQD – Centro de Pesquisa localizado em Campinas é considerado uma organização de excelência que produz tecnologia de ponta para diversos setores.
Outra empresa que tem se destacado é a Padtec, também localizada em Campinas que detém notórios conhecimentos na área de desenvolvimento, fabricação e serviços no segmento de redes ópticas.
Estes exemplos demonstram que temos um violentíssimo potencial tecnológico, que se bem geridos fazem acontecer.
A pergunta que fica no ar: o que fazer para colocar ordem na casa? Cabe a quem dirige a responsabilidade de ajustar os parafusos, antes que a rosca fique espanada.
O Projeto Tocando sua Empresa pode ajuda-lo a entender melhor este cenário.
www.vitaleweb.com.br