«

»

maio 31

RSVP – Répondez S’il Vous Plaît

 

 

Órbita empresarial moderna – fique atento!

Os tempos estão mudando e mais cuidados com seu visual devem ser implementados para que você não fique fora da órbita empresarial moderna.

Mesmo em locais informais sua postura e aparência profissional são pontos que, se bem trabalhados, fazem a diferença auxiliando bastante na sua ascensão profissional.

O comportamento associado com a aparência resulta num enorme benefício e o desleixo é o maior inimigo que deve ser eliminado, pois denota insegurança, despreparo e falta de respeito com seus pares, clientes e gerentes.

Cuide de sua imagem profissional

Em suma, uma imagem profissional é composta por diversos ingredientes tais como: saber se vestir e se portar nos mais diferentes ambientes, ter boas maneiras, ser sempre asseado, praticar boas maneiras, escutar mais que falar, ser proativo e ter eficiência na comunicação. A palavra chave é ter bom senso.

A seguir, mais algumas considerações relativas a aparência profissional.

Para cada ambiente de trabalho existe uma vestimenta adequada. Por exemplo, nas modernas empresas do segmento web tais como Google e Facebook, os colaboradores podem trabalhar de bermudas, camisetas e até mesmo chinelos, mas em outros setores, a vestimenta pode ser um fator decisório para impor sua autoridade e respeito auxiliando inclusive sua ascensão profissional dentro da organização.

Uma escolha adequada do traje correto deve levar em consideração a profissão, ambiente de trabalho, políticas da empresa, trabalhos realizados em locais fechados ou atendimento externo a clientes, localização geográfica do seu escritório e até mesmo o seu biótipo físico.

As recomendações são infinitas, mas o que rege é a ponderação, estude bastante etiqueta para impor seu perfil num mercado altamente competitivo.

Dentre uma avalanche de dicas, algumas são destacadas:

A pontualidade indica que você dá valor ao tempo das outras pessoas. Mesmo nas grandes cidades procure sair com o tempo suficiente para encarar o trânsito carregado, chegando ao local do encontro antes do seu par.

Caso ocorra algum imprevisto e você tiver que se atrasar ou mesmo faltar ao compromisso, notifique imediatamente a pessoa que esta esperando.

Não deixe de utilizar o RSVPRépondez S’il Vous Plaît, expressão francesa que significa “Responda por favor” e é utilizada para a confirmação da sua presença ao evento, encontro, reunião.

Como presentear alguém

Cuidado quando você tiver que presentear alguém. Se bem escolhido, o presente pode transmitir uma mensagem positiva, caso contrário pode causar um grande constrangimento. Muitas empresas proíbem que seus funcionários recebam qualquer tipo de presente, mas pequenas lembranças categorizadas como brindes, sem valor pecuniário, poderão ser ofertados aos clientes sem nenhum problema.

Flores e plantas, livros, porta retratos, calendários, agendas, placa com o nome do cliente, porta cartões, caixa de bombom são presentes utilizados com freqüência.

As distâncias encurtaram e a convergência de meios é uma realidade, estamos em contato permanente com parceiros e clientes de outros países. Negócios são fechados com pessoas de diferentes culturas, neste ponto um item importantíssimo é o velho protocolo que deve ser praticado com 100% de eficiência.

O estudo da cultura, da língua e dos costumes de outros povos podem auxiliá-lo na condução de negócios internacionais.

Também neste quesito algumas dicas importantes devem ser observadas:

– Utilizar sem parcimônia as palavras mágicas “por favor” e “obrigado”;

– Demonstrar tolerância e paciência com parceiros de outros países;

– Não usar termos locais e gírias, pois podem confundir seu interlocutor;

– Evitar abraçar e dar beijinhos no rosto, o cumprimento deve ser bastante formal;

– Ao se dirigir aos outros, utilize o titulo e sobrenome, para evitar uma familiaridade excessiva.

Como o assunto é complexo com centenas de recomendações, estarei ao longo do tempo preparando outros conteúdos correlatos.

Finalizando:

Seu sucesso profissional depende somente do seu empenho em saber como conduzir seus passos, olhos bem abertos para perceber os obstáculos saltando sobre os buracos negros e empecilhos, que não são poucos.

Leia, pesquise, estude, pratique boas maneiras e mergulhe fundo no conhecimento das normas de etiqueta profissional. E, garanta seu futuro!

Conteúdo criado para o  Projeto Tocando sua Empresa – Palestras de Superação

www.vitaleweb.com.br

1 comentário

  1. Marcos Cesar Frutos da Silva

    Muito bom o texto Marcius…fica a dica?

    Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>