Prece ao vento
Vento que balança as palhas do coqueiro
Vento que encrespa as ondas do mar
Vento que assanha os cabelos da morena
Me trás notícia de lá
Vento que assovia no telhado
Chamando para a lua espiar
Vento que na beira lá da praia
Escutava o meu amor a cantar
Hoje estou sozinho e tu também
Triste, mas lembrando do meu bem
Vento diga, por favor,
Aonde se escondeu o meu amor
Este é um trecho da música “Prece ao Vento” dos compositores Gilvan Chaves / Alcyr Pires Vermelho / Fernando Luiz Câmara, uma verdadeira homenagem a este fenômeno que não vemos, mas sentimos. Também Caymmi soube retratá-lo brilhantemente nas suas canções inesquecíveis.
Vento produzindo energia
Além de servir de inspiração para artistas, o vento vem se tornando um importante aliado na geração de energia limpa, a chamada Energia Eólica. Ainda bem que a comunidade científica e grandes empresários estão tendo esta visão, que sem dúvida nenhuma é iluminada.
Fontes alternativas de energia aqui e agora
Grandes parques estão sendo implantados no Brasil com o apoio do Proinfa – Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Eólica.
Em 2004 este programa incentivou a contratação de 144 usinas: 63 pequenas centrais hidrelétricas, 54 eólicas e 27 à base de biomassa. Já em 2009 a Aneel autorizou a realização do primeiro leilão para compra exclusiva de energia eólica no Brasil.
Com a crise mundial de 2008, grandes empresas acabaram percebendo que o Brasil é a “bola da vez” e estão investindo pesado na criação de novos parques eólicos no nosso território.
Desta forma observamos que além de fonte de inspiração para artistas, os ventos do Brasil são uma fonte inesgotável de energia pura e colocará o país num patamar diferenciado, principalmente sob o aspecto da sustentabilidade.
Esta energia é gerada pelo ar em movimento, que transforma por meio de um gerador, a energia cinética (do movimento) em energia elétrica. Nosso Nordeste é considerado uma das melhores regiões do mundo para esta transformação.
Para se ter uma idéia do potencial eólico, teremos em 2013 uma capacidade instalada que deve superar 5 GW (Giga Watts), que irá representar cerca de 4% da matriz elétrica do Brasil, suficiente para abastecer 20 milhões de habitantes da região metropolitana de São Paulo, formada por 39 municípios.
A geração de novos postos de trabalho está diretamente ligada ao crescimento do nosso parque eólico, gerando 15,4 vagas por MW instalado (energia eólica on-shore – em terra firme).
Sem dúvida nenhuma o Brasil está no caminho certo para maximizar a utilização das fontes alternativas de energia. Temos o vento e o sol em abundância que fará do nosso país um exemplo mundial de competência na preservação do meio ambiente.
O vento brasileiro além de fonte inspiradora para artistas também é fonte geradora de energia pura para a nossa população, demonstrando para o mundo que é possível gerar energia com arte.