«

»

out 21

Jogos sociais, a nova tendência digital – Blog da Candice Vitale

Jogos sociais, a nova tendência digital

Por Candice Vitale

Publicado:20 de outubro de 2010

O assunto do momento são os jogos sociais. Os números falam o porque. Quem usa o Facebook, ou já experimentou, ou ficou curioso pra saber o que tanto a tal fazendinha prende a atenção da galera.

O FarmVille, da Zynga, tem 78 milhões de usuários ativos mensais e se somarem todos os joguinhos do grupo, chegam a 235 milhões. Com essa quantidade de gente engajada, a empresa chegou a ser cotada por mais de $4 bilhões. Para uma empresa com menos de 4 anos de vida, não é nada mau!

O Facebook sozinho oferece mais de 100 jogos diferentes que contam com pelo menos 1 milhão de usuários ativos. É interessante notar que o público não envolve somente crianças ou adolescentes, muitos adultos estão também viciados nos joguinhos.

O questão é saber o retorno que os games tem gerado aos produtores, já que em boa parte deles é possível jogar de graça. As produtoras alegam que, enquanto a maioria espera pacientemente pra passar de fases e marcar pontos, uma minoria paga em dinheiro “real” para acelerar seus resultados.

É dinheiro vivo comprando produtos essencialmente virtuais. A estratégia é estimular o jogador a comprar a todo momento, condicionando as fases à compra de objetos ou ao compartilhamento de ações com seus amigos.

Outra forma de se ganhar dinheiro com eles é com a venda de publicidade. O “Colheita Feliz” do Orkut mostrou como. Há alguns meses, o Mini Bis disponibilizou uma semente azul, que era cultivada pelos usuários e virava uma árvore do chocolate tinha que ser protegida contra o roubo dos vizinhos. Dessa forma, além de fortalecer o branding eles também trabalhavam o conceito do Bis que é “Desconfie de todos”.

E você, curte algum jogo social? Conte pra gente!

2 comentários

  1. B. B.

    Estive por um tempo no Second Life, mas saí porque achei que o aplicativo ficou muito pesado, e era necessário atualizar cada vez que eu resolvia entrar (não muito frequentemente).

    Agora estou no Neopets, gosto porque a gente tem objetivos como ganhar dinheiro (NPs), comprar coisas e lutar na arena. A forma de ganhar NPs é (entre outras, mas é a principal) jogando joguinhos flash, que é outra coisa que eu curto. O perigo é viciar…

    Eles possuem um setor que é pago com dinheiro de verdade, itens que só podem ser comprados com NCs (NeoCash), mas é tudo opcional, até agora nunca comprei nada.

    1. Marcius Vitale

      Os jogos sociais tem ganhado muita força, principalmente os que estão dentro de redes sociais como Facebook e Orkut. A grande fonte de renda deles é gerada na venda de itens virtuais que fazem com que o jogador ganhe mais pontos ou passe de fase mais rapidamente.
      Obrigada pelo comentário!
      Um abraço
      Candice Vitale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>