Uma postura corporal correta faz com que uma apresentação seja bem aceita pelo público, fique atento a este detalhe para transmitir confiança, liderança, autoridade, carisma, empatia.
Encarar diretamente as pessoas denota autoridade, principalmente quando o apresentador fica em pé, ereto um pouco de lado.
Também é muito importante a remoção de barreiras entre você e a plateia, mostrar seu corpo inteiro transmite segurança e autoridade, não se esquecendo de manter a cabeça reta.
Evite ficar encostado ou apoiado numa mesa ou cadeira ou mesmo no púlpito, denota falta de segurança e diminui sua autoridade.
Falar com as mãos é um outro artifício útil, saiba dosar para não estressar os ouvintes.
Alguns gestos universais devem ser observados e utilizados:
Sempre usar as mãos para que a plateia sinta interesse na sua fala.
Mãos abertas com as palmas para cima , indica que pedimos algo, já mãos viradas para baixo indicam que você tem consciência e certeza nas palavras que esta falando.
Mãos paralelas um pouco afastadas com as palmas voltadas para dentro significa que você tem experiência no que esta dizendo.
Nunca deixe as mãos juntas defronte seu corpo é um sinal de nervosismo nunca toque no rosto e cabelos.
Mãos na cintura expressa agressividade, evite usa-las desta maneira.
A voz deve ser dosada com parcimônia, mudando de quando em quando o tom e o volume, falar sempre no mesmo tom é entediante e transmite falta de interesse e entusiasmo pelo tema.
Falar alto, pronunciando todas as palavras corretamente faz parte do teatro e transmite autoridade, conhecimento e confiança.
Pausas devem ser utilizadas durante as apresentações, principalmente antes e depois de fazer uma afirmação relevante, lembre-se que o silêncio é tão importante quanto as palavras.
Algumas dicas sobre expressões faciais:
Piscar em demasia pode demonstrar nervosismo, ou sentimento de atração por alguém.
Olho no olho é importante numa apresentação, mas evite encarar uma pessoa por muito tempo, pode parecer uma ameaça.
O fato de desviar o olhar com frequência, movendo os olhos constantemente indicam que você esta nervoso ou mentindo.
Morder os lábios é outro sinal que expressa insegurança.
Finalizando, registro que segundo Mark Twain, “há dois tipos de palestrantes, aqueles que ficam nervosos e os que mentem sobre isso”.
Antes de iniciar uma palestra, concentre-se, exercite sua postura corporal, respire profundamente entre com confiança e corpo ereto no ambiente da apresentação.
Conteúdo criado para o Projeto Tocando sua Empresa – Palestras de Gestão e Motivação.
www.vitaleweb.com.br