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jul 13

Qualidade de Vida nas empresas

Qualidade Qualidade

A preocupação com a qualidade de vida dos colaboradores vai além dos fatores de âmbito interno da organização sendo que providências, além das tradicionais e conhecidas, devem ser tomadas no sentido de garantir a plena satisfação, conforto, segurança e tranquilidade que são entendidas como um direito inalienável das pessoas.

Dentre as diversas práticas geralmente implantadas para a localizar os perigos e riscos relacionados à saúde, existem aquelas executadas pela área de segurança e saúde do trabalhador em conjunto com a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e o setor de Medicina do Trabalho.

A área de segurança do trabalho cuida de todo o trabalho preventivo na área de segurança e saúde ocupacional, desenvolvendo planos de ação juntamente com a CIPA. Os exames admissionais e periódicos, a que todos os colaboradores têm  direito, apresenta-se como uma prática preventiva e é coordenada pelo médico do trabalho que atende os colaboradores dentro da organização.

O profissional de segurança é responsável pelo PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, pela implantação de práticas de segurança, pelo mapa de risco, brigada de emergência, manutenção dos sistemas de combate a incêndio, bem como, informativos mensais relacionados a segurança do trabalho e qualidade de vida.

A área de medicina do trabalho é responsável por: Elaborar e implementar o PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional;  Realizar os exames médicos previstos no PCMSO; Indicar laboratórios e clínicas para a realização de exames complementares; Registrar dados obtidos dos exames médicos nos prontuários dos colaboradores; Fornecer cópias dos exames complementares aos trabalhadores; Emitir atestados de saúde ocupacional – ASO; Indicar condutas frente a resultados alterados; Elaborar o relatório anual; Encaminhar o trabalhador ao médico especialista para diagnóstico; Tratar e orientar condutas sempre que julgar necessário; Elaborar Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho com o objetivo de traçar o Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP e desenvolver ações de saúde, realizando campanhas voltadas para a melhoria da saúde dos trabalhadores, como: vacinação contra a gripe, campanhas de prevenção ao câncer de próstata e colo uterino, campanhas contra o tabagismo e alcoolismo.

Algumas organizações implantam práticas que permitem conhecer cada vez mais os colaboradores e suas necessidades, como exemplo cito: as pesquisas de Clima Organizacional e de Organização de Aprendizagem, realizadas pela área de Recursos Humanos.

Outras práticas utilizadas, que se complementam são:

Pesquisa de Satisfação, fornece a percepção dos colaboradores em relação as políticas  e práticas administrativas da organização. Caso o percentual de satisfação seja inferior à 80%, medidas corretivas devem ser tomadas urgentemente no sentido de melhorá-lo. Nesta pesquisa são avaliadas dimensões relacionadas à satisfação/insatisfação com: condições físicas do ambiente do trabalho, trabalho em si etc.

Pesquisa organização e aprendizagem, pode ser realizada anualmente. Fornece a percepção dos colaboradores em relação a algumas dimensões relacionadas ao processo de aprendizagem organizacional, tais como: pensamento sistêmico, espaço para aprendizagem, tratamento dos erros, experiência passada, compartilhamento etc.

Motivograma, é um instrumento que detecta, por dimensões, aquilo que motiva os colaboradores. As necessidades avaliadas em geral são: auto-realização, auto-estima, associação, segurança e fisiológicas.  Os resultados da aplicação do instrumento podem revelar o que os colaboradores realmente necessitam. Em alguns casos, estudos em algumas organizações, revelaram que os colaboradores necessitavam primeiramente de auto-realização seguido de associação,  eles precisavam estar constantemente sendo desafiados e colocados em grupo para trabalhar. Além deste resultado, o treinamento fornece também a avaliação da maturidade para a realização da tarefa comparado com  o respectivo estilo de liderança, ou seja, mostra o quão adequado está o estilo de liderança com a maturidade do liderado para a execução da tarefa. Estes resultados norteiam as ações subsequentes, estimulando práticas que tenham como objetivo manter o colaborador motivado.

Fórum de integração, é ideal para fomentar e discutir propostas e sugestões apresentadas pelos colaboradores no sentido de melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho. O Fórum é composto por colaboradores que são eleitos pelos colegas de trabalho que têm o compromisso de trabalharem juntos por um ano. Reuniões mensais são realizadas para discutirem tais sugestões. A internet pode ser utilizada para facilitar o entrosamento e dar mais agilidade  aos procedimentos.

Conversa aberta, tem por finalidade básica identificar, entre outros, fatores motivacionais e a atitude frente a liderança imediata. Os responsáveis por esta prática são os próprios gerentes e a frequência dos encontros deve ser mensal.

Festas de integração/Eventos comemorativos, são importantes para o azeitamento das relações  entre os colaboradores, inclusive com a participação da família.  Um exemplo é a realização mensal da comemoração dos aniversariantes do mês, onde os colaboradores se encontram, comemoram e se integram.

Atividades extra empresa, também são importantes para uma melhoria do ambiente laboral.  Como exemplo cito: equipe de corridas de rua, aluguel de campo de futebol e quadras, happy hours, viagens, ingressos para cinemas,  teatro, shows etc.

Finalizando enfatizo que a Qualidade de Vida do Trabalhador, está intimamente ligada com os benefícios disponibilizados pelas empresas aos colaboradores, dentro e fora da organização.

Conteúdo criado para o Projeto Tocando sua Empresa – Palestras de Gestão Empresarial

www.marciusvitale.com.br

www.vitaleweb.com.br

 

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