«

»

jul 18

Tomada de decisão

 

Tomadas de decisão

Com raras exceções, o que vem ocorrendo globalmente com relação as tomadas de decisão  é preocupante.

Enquanto os meios de comunicação avançam na velocidade da luz, a grande maioria das organizações caminham na velocidade das velhas carruagens.

Em suma: a rapidez da tomada de decisão é inversamente proporcional a velocidade da informação, e a tendência parece piorar.

Empurrar decisões com a barriga

Decisões são empurradas com a barriga, os recursos estão cada vez mais escassos, empresas quebrando, caos no mundo financeiro, e ninguém bate o martelo. Parece que estamos navegando sem um rumo certo e definido.

O interessante é que quando analisamos como as decisões eram tomadas anos atrás, comparativamente com os processos atuais, a diferença é abissal. Mesmo com todo engessamento e ausência de tecnologia, as coisas aconteciam.

Sérios problemas

A morosidade contemporânea é simplesmente irritante e tem causado bilhões de dólares de prejuízos às nações, organizações e sociedade.

Desculpas infundadas são corriqueiras. A cada dia uma nova forma de justificativa é utilizada e neste aspecto o gestor brasileiro é muito criativo.

Não podemos generalizar! Em alguns segmentos fora da curva, decisões são tomadas a tempo e a hora, mas do outro lado, conforme citei, existem outros grupos que jogam contra, fazendo a máquina emperrar.

O assunto merece um estudo sério

A situação carece que alguns sociólogos façam uma detalhada análise, para poderem estudar este novo perfil gerencial, lento, retrogrado e acomodado.

É inconcebível que no mundo digital, gestores públicos e privados ainda trabalhem na velocidade analógica, gerando uma BURROcracia sem limites.

Mesmo com toda a facilidade ao alcance dos nossos teclados, mouse, laptops e redes de altíssima velocidade, as ações são lentas e decisões empurradas com a barriga.

Geralmente com o envelhecimento das pessoas, o cérebro perde sua capacidade de aprender com as experiências vividas ao longo dos anos e este fato acaba retardando as tomadas de decisão.

Nucleus accumbens

A nucleus accumbens é a área do cérebro responsável pela identificação entre a recompensa esperada por uma tomada de decisão e a recompensa que é efetivamente recebida pelo individuo ao realizar tarefas.

Ainda bem que nosso organismo produz a chamada dopamina que é classificada como um importante neurotransmissor no cérebro. É produzido por células nervosas denominadas Neurónios Pré–Sinapticos e  atua no cérebro promovendo entre outros efeitos, as sensações de realização, motivação e de prazer. Ela tem a capacidade de estimular o sistema nervoso central. A dopamina produzida pelo corpo auxilia no aprendizado, melhorando o desempenho comportamental em fazer melhores escolhas a cada desafio enfrentado.

Pesquisas demonstram que o declínio da dopamina faz parte do processo de envelhecimento, com isso a utilização de uma droga que aumenta a dopamina no cérebro faz a capacidade das pessoas mais velhas aumentarem sua capacidade de aprender a partir de recompensas, incidindo diretamente num ganho considerável nas tomadas de decisão deste contingente.

Efeito dopamina nos jovens

Outro fato relevante, deixa transparecer que o efeito dopamina deve estar atuando nas gerações mais jovens, que  em muitos casos também postergam indefinidamente as tomadas de decisão.

Caso o problema perdure e se agrave, governos terão que desenvolver drogas a base dessa substância capazes de estimular a população a chutar a bola para frente aplicando-a em gestores e governantes, sendo a dose recomendada maximizada.

Com certeza nas happy hours do futuro,  no lugar de doses de whisk, executivos estarão comemorando com o novo drink, o coquetel de dopamina que irá estimulá-los a bater o martelo com competência e rapidez.

Algumas citações

“O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER” (Peter Drucker).

“Quando você vê um negócio bem-sucedido é porque alguém, algum dia, tomou, uma decisão corajosa” (Peter Drucker).

“No instante em que é tomada uma nova decisão, entra em movimento uma nova causa, efeito, direção e destinação para a sua vida. Literalmente, você começa a mudar sua existência no momento em que toma uma nova decisão” (Anthony Robbins).

 “A pior decisão é a indecisão(Benjamin Franklin).

Material criado para o Projeto Tocando sua Empresa – Palestras Inovação

www.vitaleweb.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>