«

»

jul 15

Criatividade

Estimule idéias criativas

Escutar o chão de fábrica é tão importante como estimular a alta gerência a desenvolver idéias criativas.

Inúmeros conceitos captados na base da pirâmide são excelentes e podem virar business, trazendo um bom retorno para as organizações.

O mais importante é que a cultura criativa não seja imposta e sim faça parte do DNA da empresa, contribuindo desta maneira para uma evolução constante e inovadora.

Efeito chuveiro x efeito bidê

Sabe-se que temos que utilizar o efeito chuveiro no qual a alta administração estimula o time, com orientações de cima para baixo, no entanto a base contaminada pela criatividade passa a retroalimentar a cúpula pelo chamado efeito bidê.

A inovação contínua e permanente pode ser maximizada com a fluidez da informação no ambiente interno, fazendo com que todos os colaboradores tomem conhecimento dos seus resultados e participem de alguma forma das decisões tomadas.

O responsável principal pela criação de uma cultura criativa é o CEO da empresa, sem sua figura dificilmente obtemos sucesso na empreitada criativa.

Liderança para inovar

Para empresas de médio e grande porte a designação de um diretor ou vice presidente de inovação se faz necessário. Ele será o mentor e gestor dos processos criativos internos. Também cabe a ele outras funções, tais como, realizar o planejamento, a gestão do portifólio dos projetos e a coordenação dos processos de inovação da empresa. Deve possuir uma visão completa da inovação e evolução das idéias criativas, trabalhando cada parte como uma peça que deve compor um grande quebra-cabeça.

Outro dado relevante é que o talento criativo é atemporal, o que significa que mesmo os mais antigos podem gerar idéias revolucionárias e inovadoras.

Saber observar o seu entorno é importantíssimo, muitas soluções nascem da análise do cotidiano e de adaptações de algo que já existe e que pode ser melhorado.

Inocular o vírus da criação

Em outro conteúdo publicado no Blog, deixei registrado o que chamo de Inocriar “inoculação do vírus da criação no time de colaboradores, fazendo com que eles não sejam acometidos por uma doença grave e sim pela febre da inovação, cujos resultados serão compensadores para sua organização.

“Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito” Martin Luther King.

Conteúdo criado para o Projeto Tocando sua Empresa – Palestras de Motivação

www.vitaleweb.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>